Links de Acesso

Circulação rodoviária no KK - 2004-06-30


A circulação rodoviária entre a capital provincial, Menongue e o interior e tambem com as províncias vizinhas continua marcada, por buracos abertos pelas expulsões de minas e outros engenhos, aliados a falta de manutenção, o que torna mais distanciadas as localidades.

Por esta via, algumas regiões do Cuando Cubango permanecem isoladas. Por se tratar de uma província com cerca de duzentos quilómetros quadrados, as populações circulam a pé em busca dos bens de que necessitam. O programa de intervenção nas estradas principais, concebido pelo governo central tem visto a sua execução atrasada,diz o governador João Baptista Tchindandi, que admite haver maiores problemas nas ligações entre Menongue e a Huíla, e Cuito Cuanavale, bem como na circulação entre Mavinga e o Rivungo. A via Caiundo-Catuitui.

Nas chamadas estradas secundárias, não foi ainda lançada a esperada intervenção preconizada pelo governo provincial, espécie de vida primitiva.

«Na comuna do Lupiri, Cuito Cuanavale, temos o problemas com as minas».

Quanto aos caminhos de ferro do Namibe, que deveriam facilitar o transporte de bens e serviços do litoral para o Cuando Cubango, a sua recuperação foi relegada para secundo plano. O seu arranque está a depender de levantamentos de pontes e carris danificados.

O governador afirma, que dois anos são insuficientes para se resolver os problemas da região.

XS
SM
MD
LG