Links de Acesso

Transferência da soberania - 2004-06-30


Um dia depois da transferência da soberania ao governo iraquiano, o Presidente Bush exortou as outras no Médio Oriente a democracia.

As alternativas são claras disse o presidente americano: “Uma alternativa é a doutrina política da tirania, suicídio e assassínio contra os padrões da justiça que o Islão e todas as grandes religiões do mundo pregam. A alternativa é uma sociedade de justiça, onde homens e mulheres vivem e constróem as suas vidas em paz para si e para os seus filhos....

Bush disse ainda que não há uma forma única da democracia. Apontou para a Turquia como exemplo de uma nação predominantemente muçulmana que tem um governo democrático que pratica a tolerância religiosa.

“A Turquia descobriu o que as nações doutras culturas noutras regiões do mundo descobriram: a justiça como objectivo, a democracia resposta.

O discurso do presidente americano foi parte da campanha em curso pela Administração Bush para a aplicação da sua iniciativa de reformas no Médio Oriente.

Alguns críticos na região têm acusado George Bush de tentar força-los a aceitar as suas opiniões sem tomar em conta as suas tradições. Bush reconheceu as críticas e o cepticismo, mas disse que as suas ideias foram mal compreendidas:

“Algumas pessoas no mundo islâmico identificam a democracia com o que há de pior na cultura popular do ocidente, que rejeitam. Eu lhes asseguro que quando falo dos benefícios da liberdade, o que tenho em mente não são as imagens dos vídeos indecentes ou o comercialismo crasso do mundo ocidental. Grandes ideais democráticos e altos padrões da decência não são incompatíveis....

O Presidente Bush disse que os governos representativos reflectem os ideais dos seus povos, e que a democracia, como tal, tem a sua própria estrutura, tradições e opiniões. Bush sublinhou que a América sabe que leva tempo para as nações usufruírem dos frutos da democracia, apontando para a luta de longa data em que os Estados Unidos se tem envolvido na abolição da escravatura e segregação racial.

“Assim não esperamos ou exigimos que outras sociedades se transformem de um dia para o outro. Mas quanto mais longa for a jornada, haverá apenas um destino por que lutamos, uma sociedade que saiba governar-se a si própria em liberdade...

No primeiro dia da instauração da liberdade no Iraque, o governante americano expressou-se numa nota de optimismo. Disse que os primeiros passos da democracia no Iraque trazem consigo a esperança de reformas através do Médio Oriente, assinalando ao mesmo tempo uma derrota decisiva aos extremistas e terroristas.

“Os terroristas poderão causar sofrimento e mal-estar, mas não poderão alterar o que se passou no Iraque. O mundo civilizado está determinado. Os líderes iraquianos estão determinados, e enérgicos. O povo iraquiano vai viver em liberdade.

O discurso marcou o fim da visita do Presidente Bush à Turquia. Tinha dois objectivos, conseguir o apoio da NATO afim de ajudar no treino e equipamento das tropas iraquianas, e fortalecer as relações com a Turquia, o único país predominantemente muçulmano, membro da Aliança Atlântica.

XS
SM
MD
LG