Links de Acesso

Não há angolanos no Kivu - 2004-06-25


O ministro das Relações Exteriores, João Bernardo Miranda desmentiu informações segundo as quais tropas angolanas estariam na conturbada região do Kivu, no leste da República Democrática do Congo.

Falando durante uma conferência de imprensa, o chefe da diplomacia angolana desmentiu igualmente informações que davam como certa em Angola a presença do autor da ultima tentativa de golpe de estado fracassada naquele pais, Eric Lengue.

Em relação à presença de militares angolano na RDC ,Miranda justificou que os militares angolanos estão lá em resposta a um pedido do governo daquele pais para fins de formação dos efectivos militares e da polícia congolesa.

“A presença em Kinshasa, como já vos disse, é para dar formação militar. Vamos ter formadores, porque a formação militar será feita «in situ». Se não houver condições ideais em Kinshasa para algumas especialidades os formandos virão a Angola”.

O governante falou também da retoma do processo de repatriamento dos cidadãos da Republica Democrática do Congo que trabalham ilegalmente em Angola, sobretudo nas regiões diamantíferas, adiantando a este respeito que a data para o efeito está a ser ponderada entre as autoridades dos dois paises.

XS
SM
MD
LG