Links de Acesso

Revista economica - 2004-06-24


As empresas diamantíferas que operam no projecto Luarica, Lucapa, província da Lunda-Norte, prevêem o aumento da produção com a entrada em exploração, ainda este ano, de oito novos blocos diamantíferos na circunscrição.

Segundo uma nota da Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama), distribuída nas últimas 24 horas em Luanda, os blocos diamantíferos fazem parte de um lote de mais de duas dezenas já identificados para o efeito.

De acordo com o documento, neste momento, decorrem já os trabalhos de exploração diamantífera nos blocos 8, 9 e 10 na comuna de Camissombo. O projecto também terá uma vertente de apoio às comunidades locais.

A perspectiva da abertura de novos blocos ajudará a vencer alguns problemas ligados ao desemprego no município do Lucapa, área composta por três comunas e um universo de 111.000 habitantes.

O projecto Luarica é uma associação em participação entre a Empresa Nacional de Diamantes de Angola (ENDIAMA), sócia maioritária com 40 por cento, a Trans Hex , empresa de direito sul-africano, com 35%, e outras duas empresas privadas de direito angolano, a Micol com 12.5 % e a Som Veterang 12.5 %.

O Presidente do Tribunal de Contas, Julião António, manifestou em Cabinda, a sua satisfação pela forma como a governação local tem gerido o dinheiro público nos diferentes sectores de desenvolvimento sócio-económico e político da província.

Julião António apontou mudanças significativas na província, considerando, por exemplo, o complexo residencial em construção no bairro Cabassango, os projectos de melhoramento do sistema de abastecimento de água potável e as obras do aeroporto justificam a realidade e transparência na utilização dos fundos publicas.

Sobre a existência de eventuais processos contra má-governação, o presidente do Tribunal de Contas considerou o problema como uma questão que requer muita responsabilidade, de modo a não se comprometer o trabalho que os técnicos do sector e a auditoria têm vindo a desenvolver no país.

O déficit de milho em Angola está a baixar de forma sensível passando das 350 mil a 400 mil toneladas de déficit dos anos anteriores.

De acordo com o coordenador do Programa de Apoio às Famílias Camponeses e Director do Instituto de Desenvolvimento Agrícola (IDA)Afonso Pedro Kanga, que falava ao jornal O Apostolado, este prognóstico foi feito com base nos resultados preliminares da avaliação da campanha agrícola 2003-2004. A campanha arrancou em Setembro do ano transacto. Os operadores estão na fase da colheita, enquanto que as entidades públicas efectuam o balanço. O Instituto de Desenvolvimento Agrícola coordena a feitura deste balanço em colaboração com as demais estruturas do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural bem como as agências das Nações Unidas, PAM e FAO.

Angola está a participar na IV Cimeira de chefes de Estado e de Governos dos países de África, Caraíbas e Pacífico (ACP), a decorrer nesta quarta e quinta-feiras, em Maputo.

Sob o lema «Juntos forjando o nosso futuro», a cimeira dos países ACP vai discutir a luta contra o terrorismo no mundo, bem como as relações entre os países do grupo e a União Europeia (UE), entre outros temas. O encontro marcará também o lançamento das negociações para a criação de parcerias económicas regionais no seio do grupo ACP.

O primeiro-ministro Fernando da Piedade, Nandó representa o chefe de estado angolano na cimeira.

O Banco Nacional de Angola fixou nesta, quarta-feira, a compra de um dólar americano a 83.50 kwanzas e a sua venda a 84.00 kwanzas.

XS
SM
MD
LG