Falta de material escolar obriga os professores da comuna do Loremo, na Lunda Norte, nordeste de Angola a utilizarem a mandioca no lugar de giz, disse a Voz da America, Jerónimo Kavanda coordenador do núcleo de professores daquela comuna.
Alem da falta de material escolar Loremo necessita de mais de 13 escolas . Actualmente estão registadas três mil crianças enquanto mais de cinco mil não estudam por falta de vagas, disse a adiantou Jerónimo Kavanda.
Outra preocupação e a falta de salários. Vinte e oito professores daquela região não recebem salários há mais de um ano. O caso foi remetido à delegação do Emprego e Segurança Social, que prometeu resolver o problema.
“Nos chegamos a este ponto porque não temos quem nos de o giz”. Por outro lado temos o problema de colegas recém enquadrados não recebem há algum tempo, para não falarmos já da falta de material didáctico”.
Jerónimo Kavanda alertou as autoridades para o avançado de degradação em que se encontram as escolas locais. Depois do fim da guerra, o executivo local contratou alguns empreiteiros a quem encomendou a construção de varias escolas, apurou a Voz da America.