Links de Acesso

Enfrentando o futuro - 2004-06-15


Com o vírus HIV e a SIDA a assolarem o continente africano, o Zimbabwe realiza a primeira conferencia sobre o que se tornou um enorme problema clinico.

Os quatro dias da conferencia devem juntar mais de 500 delegados internacionais e locais do governo, do sector privado e de grupos cívicos.

O tema da conferencia e “Enfrentando o futuro”, e segundo o ministro da Saúde do Zimbabwe, os delegados vão examinar o que se tornou conhecido desde que foi identificado, em 1985, o primeiro caso do pais, e como podem beneficiar das experiências de especialistas de outras nações.

Caberá ao presidente Robert Mugabe inaugurar, oficialmente, a conferencia , encontrando-se entre os convidados o antigo presidente da Zâmbia, Kenneth Kaunda, cujo filho morreu de SIDA na década de oitenta.

O Zimbabwe tem uma dos mais elevados índices de HIV do mundo, com as estimativas sobre o numero de infectados a atingir os 25 por cento de uma população de onze milhões e seiscentas mil habitantes. As estatísticas referem que morrem semanalmente três mil pessoas, atribuídas ao SIDA.

O Zimbabwe declarou o HIV / SIDA como desastre nacional em 1999 e introduziu uma taxa de rendimento de três por cento para financiamento de programas de combate ao HIV SIDA.

Uma empresa farmacêutica local produz drogas genéricas anti SIDA, mas os medicamentos são apenas acessíveis aos privilegiados, ou seja apenas para aqueles que as podem pagar.

XS
SM
MD
LG