Links de Acesso

Catangueses recebem treino nas Lundas - 2004-06-11


Cerca de três mil comandos da Republica Democrática do Congo, denominados “Tigres” estão a ser treinado pelas forças armadas angolanas na localidade do Kuango, município de Cafunfo na Lunda-Norte.

A denuncia foi feita pelo presidente do grupo parlamentar do Partido de Renovação Social, PRS, Lindo Bernardo Tito, que recentemente visitou aquela localidade diamantífera.

Segundo aquele político da oposição, alguns dos cidadãos que estão a receber treino militar foram recrutados no território angolano tendo antes pertencido aos celebres comandos “catangueses”.

Lindo Bernardo Tito garante ter conversado com alguns desses militares que estão em fase de formação há mais de um ano e que aguardam a qualquer momento a sua evacuação para a Republica democrático de Congo onde farão parte de uma unidade de elite.

O político admite que outras razões que desconhece terão levado as forças armadas angolanas a formarem e a prestarem apoio logístico aos militares catangueses.

“...informações colhidas no terreno e que eu pessoalmente vivi, clarificam de facto que essas tropas tem o apoio claro das forças armadas angolanas e ate usam o mesmo tipo de fardamento e estão munidos de armamento que não sabemos para que fim. Nós trouxemos esta informação a publico para que seja clarificada e para que não haja zonas nublosas e com objectivos inconfessos...”

Segundo ainda Bernardo Tito, recentemente foi feito mais um recrutamento com o ingresso de alguns cidadãos também da Republica Democrática do Congo que se dedicavam ao garimpo de diamantes e detidos pelas Forças Armadas Angolanas na sequência da operação brilhante.

O PRS considera que o treinamento clandestino de forças estrangeiras no território angolano viola a legislação em vigor no país razão porque, está a efectuar diligências no sentido de pedir explicações publicas ao governo e as forças armadas Angolanas.

O Partido de Renovação Social não descarta a possibilidade de o assunto vir a ser discutido pelo parlamento angolano com a presença do Governo e das forças armadas angolanas para os devidos esclarecimentos.

“...Nós estamos a avaliar os mecanismos mas, penso que vamos optar primeiro pela troca de correspondência com o governo e depois se existirem duvidas o caso vai ao Parlamento...”

De acordo ainda com líder parlamentar do PRS, os referidos cidadãos que estão a ser treinados na localidade do Kuango em Kafunfo, Lunda-Norte fazem-se acompanhar de seus familiares, facto que na sua opinião levanta ainda mais interrogações.

O Ministério da Defesa angolano ainda não se pronunciou sobre o caso, todas as fontes contactadas remeteram explicações a um eventual pronunciamento do ministro Kundy Pahyama.

XS
SM
MD
LG