Links de Acesso

Formas de ajudar a luta contra o HIV/SIDA. - 2004-06-08


Lideres de igrejas protestantes de toda a África efectuam um encontro de quatro dias no Quénia para estudarem formas de ajudar a luta contra o HIV/SIDA.

A reunião em Nairobi foi organizada pela Conferencia das Igrejas de Toda a África e destina-se a mobilizar o clero do continente no combate ao HIV/SIDA.

O vice-presidente do Quénia, Moody Awori, disse aos clérigos que eles devem ajudar a informar os jovens africanos sobre os comportamentos sexuais de risco que aumentam o perigo de contrair aquele vírus fatal.

O presidente da conferencia, o reverendo NYANSANKO-NI NKI, afirmou que devem continuar as pregacoes contra as relações sexuais for a do casamento, mas que a mensagem sozinha não ira conquistar a pandemia.

Segundo aquele reverendo as estatísticas são ameaçadoras. Metade da população da Namíbia poderá morrer ate ao ano 2010. A cidadania do Lesoto poderá deparacer em 2025. No Zimbabwe, África do Sul e Camarões, pelo menos 600 pessoas são infectadas diariamente coo HIV/SIDA, tornando os clérigos actualmente mais ocupados em fazer enterros do que a evangelizar.

Alguns delegados disseram sentir uma sensação de desespero quando contemplam os problemas da pobreza, guerra e exploração sexual que tem conduzido ao alastramento do HIV/SIDA em África. O reverendo Forbes Matonga, do Zimbabwe, disse que os lideres africanos tem muito a responder sobre isso.

Cerca de 40 por cento dos centros de saúde em África são operados por igrejas e a cimeira de Nairobi esta a explorar formas de aumentar a capacidade dessas clinicas e hospitais para tratar pacientes com HIV/SIDA.

O encontro ira também considerar formas para que a comunidade internacional possa apoiar mais efectivamente as igrejas na sua luta contra aquela mortífera doença.

XS
SM
MD
LG