Links de Acesso

Resolução que delineia o futuro do Iraque - 2004-06-07


O Conselho de Segurança das Nações Unidas tenciona votar terça-feira uma resolução que delineia o futuro do Iraque. No domingo, o Conselho de Segurança realizou uma sessão especial onde os patrocinadores da resolução expressaram confiança de que o documento poderá obter apoio unanime dos 15 membros do Conselho.

O Conselho de Segurança deu um passo em direcção a adopção da resolução que endossa o governo de transição do Iraque que toma posse no fim de Junho.

Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, patrocinadores da medida, vão introduzir hoje o seu quarto projecto de resolução em menos de duas semanas. O ultimo projecto reflecte mudanças negociadas durante o fim de semana pelo Conselho que ouviu uma apresentação do enviado especial da ONU ao Iraque, Lakhdar Brahimi.

O embaixador dos Estados Unidos, John Negroponte, afirmou que o novo projecto de resolução inclui anexadas uma serie de cartas que falam do relacionamento entre o governo de Bagdade e a força de segurança multinacional liderada pelos Estados Unidos, que permanecerá no pais.

“As cartas tornam claro que as forças de segurança iraquianas ficarão sob autoridade soberana do governo de transição do Iraque e que serão criados vários mecanismos para garantir a maior colaboração possível entre o governo iraquiano e a força multinacional”, afirmou o embaixador americano.

Vários outros embaixadores expressaram confiança de que poderá ser alcançado um consenso, possibilitando que o Conselho de Segurança vote a resolução na terça-feira. Mas o embaixador francês Jean-Marc de La Sabliere disse que a França está ainda a insistir para que as garantias da soberania iraquiana fiquem no texto da resolução e não em cartas anexas.

O Conselho de Segurança reúne-se hoje para negociações de ultima hora antes do projecto final da resolução for colocado na mesa.

XS
SM
MD
LG