Links de Acesso

Revista da Imprensa - 2004-06-04


O crescente numero de civis armados representados por jovens delinquentes integrantes de diferentes gangs, mostra quão vulnerável é o processo de pacificação dos espíritos escreve o semanário Folha 8 para quem esta situação poderá reacender o rastilho da pólvora.

O folhinha diz na sua manchete que o governo rearma a defesa civil colocando em causa a reconciliação nacional . Esta matéria está enriquecida com depoimentos de ex-policias e de membros da defesa civil. Na capa do F8 lê-se ainda que “Só há heróis de Catete”. Agostinho Neto, Paiva, Hoji ya Henda, Imperial Santana fazem parte de um clube restrito cuja composição poderá ser alterada com um novo «equilíbrio» etc que a nova lei de condecorações pode trazer.

A fechar o jornal retoma uma matéria que foi já manchete na edição anterior. São novos detalhes à volta dos milhões exigidos ao governo pela viuva de Agostinho Neto “Eugenia Neto milionária”.

O Semanário Angolense diz em manchete “Ministros da Pimpa”. Escreve o articulista que nos últimos tempos o presidente da republica tem se mostrado agastado com os titulares das pastas dos Petróleos, Agricultura, Administração do Território, Transporte e Educação de tal modo que suas cabeças poderão rolar na próxima remodelação.

“Nandó e seus excessos. A culpa não é minha” terá dito o primeiro ministro a José Eduardo dos Santos quando interrogado sobre os exageros que comete sempre que se movimenta.

“MPLA e Mário Soares menos distantes”, a constatação do Semanário Angolense resulta da participação de uma delegação do MPLA a uma conferência organizada pela Open Society e a fundação Mario Soares. “Nzita Tiago traiu Samakuva” escreve o Semanário que o actual presidente da UNITA teria garantido ao líder da FLEC, logo após a morte de Jonas Savimbi que continuaria a apoiar a sua causa, o que não aconteceu. Insatisfeito o chefe da mais velha facção independentista veio a terreiro desfeitear Samakuva. Tal situação verdadeira ou não, deixa a UNITA numa situação complicada, diz o jornal.

A ultima noticia de capa do Semanário Angolense diz que a semelhança da FNLA, o Partido de Renovação Social (PRS) quer juntar os seus trapos.

O Agora abre a sua edição com uma reportagem sobre o fim dos roubos no Porto de Luanda. Escreve o jornal que “NDS trava roubos de placas electrónicas” colocando em serviço uma empresa de fiscalização e outra de segurança.

“Crise da nova constituição”..... MPLA e UNITA reúnem-se em breve. “Cowboiada de gatilho na boite Dom Quixote” escreve o jornal que as noites daquele recinto cultural têm acabado em troca de tiros. Na capa do Agora ainda o anuncio de uma reportagem sobre “A outra vida dos embaixadores em Angola, como ocupam os seus tempos livres. A fechar a edição numero 378 do Agora está uma matéria sobre a renovação da frota da TAAG que “Poderá custar meio bilião de dólares”.

O «Jornal de Angola» diz em manchete citando o primeiro ministro que “Pais terá crescimento rápido” que “Desminagem no Huambo conta com um milhão de dólares e que Sul-africanos investem no açúcar”.

XS
SM
MD
LG