Links de Acesso

O valor da oferta diminui - 2004-06-01


Dois jornais publicados em Luanda, os semanários A Capital e Angolense tornaram publico no último fim de semana informações segundas as quais responsáveis do MPLA, incluindo o seu presidente José Eduardo dos Santos e ainda o franco-angolano, Pierre Falcone viram a suas cabeças colocadas a prémio pela FLEC-FAC.

De acordo com os dois jornais que citam um website atribuído à organização liderada por Nzita Tiago, estariam disponibilizados 4,5 milhões de dólares americanos pelo assassinato ou captura de um total de 39 dirigentes do partido no poder em Angola.

Os proprietários do referido website são identificados como membros do Governo Federal de Cabinda e oferecem um milhão de dólares americanos só pela captura do presidente José Eduardo dos Santos. O valor da oferta diminui consoante a importância que os mentores atribuem aos nomes visados.

Chamado a comentar o facto, Raul Danda porta-voz de Mpalabanda uma associação cívica de Cabinda, considera ser uma brincadeira de mau gosto e não acredita que a sua autoria tenha partido da Flec-Fac pelas razões que apresenta.

“...a Flec -Fac primeiro não tem dinheiro para oferecer a quem quer que seja e, em segundo lugar eu não se a Flec terá feito mesmo isso. Por isso eu acho isso uma anedota ou uma coisa para a agente rir e uma brincadeira de mau gosto.

Uma outra coisa que quero referir é que a associação cívica de Cabinda defende de facto a solução do “caso Cabinda” mas, por via de dialogo e não oferecendo dinheiro para capturar ou eliminar determinadas pessoas que se vai resolver o problema. O que nós queremos é que o senhor presidente da Republica se debruce sobre a situação e encete um dialogo com os cabindas...“.

O porta-voz da Mpalabanda espera que as autoridades angolanas sejam as primeiras a tomar a iniciativa de resolver o problema de Cabinda através do dialogo, ao contrário do que acontece neste momento no enclave.

Quanto ao facto da Flec-Fac e Flec -Renovada disporem ainda de exércitos, Raul Danda considera que essas formações estão numa posição defensiva por serem permanentemente atacadas pelas forças governamentais e haver uma intenção deliberada do Governo angolano em querer resolver o problema por via militar.

“...é verdade que a Fec-Fac tal como a Renovada continuam a combater mas é, numa posição de defesa porque o governo tem estado a levar a cabo muitas ofensivas militares e a últimas das quais é a” Operação Vassoura “que como se sabe é para varrer toda as Flecs e naturalmente a Flec-Fac está neste momento numa posição de defesa...”

Na lista divulgada pelo website que oferece um 4,5 milhões de dólares americanos pela captura ou assassinato de responsáveis do MPLA, nota-se a ausência do actual governador de Cabinda José Aníbal Rocha.

Na referida página da internet, Nzita Tiago o líder da Flec-Fac é apresentado varias vezes como o chefe de estado e presidente de Cabinda, além de estar decorado com as cores que conformam as bandeiras dos independentistas.

XS
SM
MD
LG