Links de Acesso

Diversos carros foram incendiados - 2004-05-07


O carro explodiu quando os carros se perfilavam junto à ponte que leva até à chamada Zona Verde, onde se localiza a sede civil e militar americana.

Os responsáveis militares dizem que o atacante suicida conduzindo um taxi, aproximou-se do posto de controlo que conduz à Zona Verde, e fez explodir o veículo.

A explosão ocorreu às 7 e meia da manhã, hora local, e segundo testemunhas em Bagdad ouviu-se por toda a cidade.

Diversos carros foram incendiados pela explosão e havia fumo espalhado por vários quilómetros.

Em Janeiro registou-se uma explosão semelhante à entrada da Zona Verda.

Ainda nesta quinta-feira, a norte de Bagdad, foram destruídas duas bombas junto à sede da União Patriótica do Curdistão. Várias pessoas ficaram feridas.

A União patriótica do Curdistão é uma organização política chefiada por Jalal Talabani, que é membro do Conselho Governativo iraquiano, nomeado pelos estados Unidos.

Estes mais recentes ataques ocorreram 12 horas depois do presidente norte-americano, George W. Bush ter aparecido em duas estações de televisão árabes, para discutir o abuso de prisioneiros iraquianos por soldados americanos, uma questão que irritou de sobremaneira americanos e árabes.

O presidente assegurou que tais abusos não se voltarão a verificar e que os responsáveis serão castigados pela justiça.

Bush notou que os actos de abuso resultaram de acções de uns quantos soldados americanos.

“É importante para as pessoas no Médio Oriente perceberem que temos tropas no estrangeiro que são pessoas decentes e honradas. Preocupam-se com questões de liberdade e paz. Trabalham diariamente no Iraque para melhorar as vidas dos iraquianos (frisou Bush) acrescentando ... E estas são acções de um punhado de pessoas, que não reflectem a natureza dos homens e mulheres que servem os Estados Unidos”.

Bush disse esperar que as pessoas que no Médio Oriente não gostam dos americanos usem a questão dos abusos dos prisioneiros como uma desculpa para espalhar a sua irritação. Contudo, Bush procurou assegurar os árabes que o processo de investigação será aberto a que todos irão conhecer o que de facto se passou.

XS
SM
MD
LG