Links de Acesso

Dos Santos reduz estada nos EUA - 2004-05-04


Só nas próximas horas se conhecerá em definitivo qual a agenda do Presidente José Eduardo dos Santos durante a visita que efectuará na próxima semana aos Estados Unidos da América.

Porém a pouco mais de uma semana da sua realização algumas questões estão já arrumadas. As anunciadas deslocações a Houston, Texas , e a Los Angeles , Califórnia, onde deveria receber o título de Doutor Honoris Causa pelo Drew College, foram canceladas. Altos funcionários angolanos disseram à Voz da América que o cancelamento destas visitas deve-se a outros compromissos que impõem a presença do Presidente noutros lugares, nas mesmas datas.

Os cortes deverão abranger também Nova Iorque para onde se cogitava uma curta visita do Presidente angolano. Na dúvida desde o principio, a escala em Nova Iorque caiu por terra depois que se confirmou também que o secretário-geral da ONU Koffi Annan estaria ausente dos EUA durante o período que durar a visita de JES. Membros do staff de Eduardo dos Santos admitem a possibilidade do Presidente de Angola vir a visitar Nova Iorque em Setembro próximo, por altura da Assembleia Geral da ONU.

Com as alterações feitas à agenda, Washington passou a ser o ponto de chegada e de saída. Além dos encontros com o Presidente George Bush e com o secretário de Estado Collin Powell , José Eduardo dos Santos poderá avistar-se com presidente do sub-comité África do Comité de Relações Externas da Câmara dos Representantes o congressista republicano da Flórida, Ed Royce. O Presidente de Angola deverá avistar-se igualmente com o secretário da energia, encontro onde seriam tratadas questões ligadas ao petróleo. Encontros com o directores gerais do Banco Mundial e do FMI são também dados como certos.

Os arranjos feitos à agenda de Eduardo dos Santos poderão resultar também no cancelamento de um jantar que teria à frente a Good Work Internacional, companhia de lobby afecta ao antigo embaixador norte-americano na ONU, Andrew Young. No seu lugar haverá um pequeno almoço co-organizado pela Câmara do Comércio Angola Estados Unidos, e pelo Centro de Estudos Estratégicos, CSIS. Higino Carneiro será um dos oradores. Não estava confirmada até esta segunda-feira nenhuma intervenção do Presidente de Angola . Ao todo Dos Santos deverá ficar nos EUA , no máximo três dias. As alterações registadas nos últimos dias não deverão afectar a assinatura pela SONANGOL e pela Chevron, de um novo contrato de concessão do Bloco 0 em Cabinda. O contrato actual expirará em 2010. O novo contrato terá a duração de vintes anos, e a sua assinatura renderá a Angola um bónus calculado entre 150 e 200 milhões de dólares.

O bloco zero entrou em operação em 1966. Tem uma produção diária de cerca de 420 mil barris por dia. A caminho dos Estados Unidos, Eduardo dos Santos visitará Cabo Verde, e no regresso deverá parar por um dia no Rio de Janeiro onde deverá ter um encontro com o Presidente Lula da Silva. Luís Costa

XS
SM
MD
LG