Links de Acesso

Combater o financiamento do terrorismo - 2004-04-30


Responsáveis do departamento do Tesouro dos Estados Unidos foram objecto de criticas severas por não estarem a fazer o suficiente para combater o financiamento do terrorismo.

O departamento do Tesouro o Bureau Federal de Investigação – FBI –e elementos bancários, investigam contas controladas por diplomatas sauditas numa instituição bancaria sediada em Washington.

Os investigadores procuram avaliar se transacções financeiras de grande valor nas contas bancarias sauditas estão relacionadas com o financiamento do terrorismo.

O governo saudita desmente qualquer operação irregular.

Os responsáveis pelo departamento do Tesouro acusam a instituição bancaria de não ter notificado o governo, como exigido pela lei, das transacções sauditas, com o banco a poder enfrentar multas.

O presidente da comissão bancaria, o republicano, Richard Shelby do estado de Alabama, sugeriu ao adjunto do secretario do Tesouro, Samuel Bodman, que testemunhou perante o painel, que lhes cabe uma boa parte da responsabilidade.

Shelby precisou estar preocupado com a incapacidade dos responsáveis do departamento em terem detectado que a instituição bancaria não tinha informado sobre as transacções financeiras.

Bodman admitiu que sector pode fazer muito mais do que efectuou, e que o sistema deve ser investigado.

Bodman indicou terem sido feitos progressos no combate ao financiamento do terrorismo, incluindo o bloqueio de mais de mil e 400 contas bancarias e de milhões de dólares de bens ligados a grupos terroristas.

Bodman acrescentou que o Departamento do Tesouro abriu o mês passado um gabinete para coordenar as iniciativas.

O presidente da comissão senatorial de Finanças, o republicano Charles Grassley de Iowa, enviou uma carta a comissão que investiga os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001 solicitando a analise das transacções sauditas que totalizam dezenas de milhões de dólares em duas instituições bancarias nos Estados Unidos.

O Wall Street Journal escreve que a carta cita pagamentos feitos pela embaixada saudita para treino em escolas de pilotagem e pagamentos a grupos islâmicos suspeitos de apoio ao terrorismo.

Quinze dos dezanove piratas do ar dos ataques de 2001 eram cidadaos sauditas.

XS
SM
MD
LG