O porta voz da Organização Mundial de Saúde, Dick Thompson, indicou que uma nova estirpe de meningite apareceu recentemente no Burkina Faso.
Aquela fonte indicou que um surto de meningite apareceu há alguns meses, e que no ultimo mês a OMS detectou uma sub estirpe no meio dos outros casos da epidemia.
Thompson precisou que a sub estirpe, conhecida pela designação de W 135, causou bastantes danos na região e levou à morte de mil e quinhentas pessoas há dois anos atrás.
A única forma de controlar o surto de meningite reside na vacinação da população não infectada, e quando há dois anos aquela sub estirpe W 135 apareceu, a Organização Mundial de Saúde não se encontrava preparada.
A meningite é uma doença que causa a inflamação do revestimento do cérebro e da espinal modula. e mata num espaço de horas. Todos os anos ocorrem surtos da doença na região Africana sub saariana.
Desde o ano de 2002 a OMS tem feito parceria com a organização “Médicos Sem Fronteiras”, a Cruz Vermelha Internacional, uma empresa farmacêutica e vários governos para criar uma vacina especifica para atacar a nova sub estirpe, e constituir uma reserva de emergência.
Thompson indicou ser devido à parceria das autoridades sanitárias que foi possível reagir agora de imediato ao surto no Burkina Faso.
Há dois anos atras, treze mil pessoas foram infectadas com a nova estirpe, e mil e 500 morreram, e Thompson precisa que agora apenas mil e 500 foram infectadas e 300 morreram.
A Organização Mundial de Saúde revelou que 135 mil pessoas já foram vacinadas no Burkina Faso, e que a campanha estará concluída dentro de dias.