Links de Acesso

“Fome escondida” - 2004-03-26


Peritos chamam a deficiência de micronutrientes a “fome escondida”. A falta de vitaminas e de nutrientes minerais mas não se manifesta na comida ingerida no estomago. Em vez disso, essas deficiências causam estragos no sistema de imunização, baixam a actividade do cérebro e diminuem a vitalidade da pessoa.

Alguns dos mais severos resultados de deficiências de vitaminas e de minerais – cegueira anemia e cretinismo – são reconhecidos desde ha décadas. Mas o novo relatório da UNICEF e a Iniciativa Micronutriente chama a atenção para as consequências de outras deficiências extremas. A deficiência em ferro, por exemplo, e apontada por impedir o desenvolvimento intelectual das crianças, baixando portanto os níveis de inteligência e de produtividade de nações inteiras.

Kul Gautam, director-adjunto da UNICEF, afirma que um terço da população mundial, especialmente crianças, sofre de deficiência de vitaminas e de minerais.

“Nos estamos a falhar porque estamos a permitir a 20 milhões de bébés por ano de nascerem mentalmente débeis devido a deficiência de iodina. Estamos a falhar porque estamos a permitir que 40 por cento das crianças abaixo dos cinco anos de idade tenham os seus sistema imunizadores comprometidos devido a deficiência em vitamina “A”. Estamos a falhar porque estamos a permitir que 50 mil mulheres por ano morram durante o parto devido a deficiência em ferro conduzindo a anemias.”

Doenças infantis vulgares como o sarampo podem ser fatais devido a deficiências em vitaminas e minerais que contribuem também para um aumento das taxas de morte materna e infantis.

A tragédia, disse Gautman, e a de que a maioria das deficiências podem ser resolvidas facilmente e de uma maneira barata, enriquecendo os alimentos básicos e distribuindo suplementos de vitaminas e minerais.

Gautman afirmou a propósito que se podem fortificar os alimentos básicos tais como farinha, açúcar, sal, margarina e óleo alimentar com vitaminas e minerais essenciais por apenas alguns cêntimos por pessoa por ano. Acrescentou que se poderia distribuir suplementos de vitaminas e minerais as crianças. Um capsula de vitamina “A” e efectiva por três meses e custa pouco mais de dois cêntimos de dólar. Um fornecimento para três meses de comprimidos de ferro para mulheres gravidas custa menos de 20 cêntimos de dólar, disse.

Prioridades e políticas governamentais podem desempenhar um papel tão importante como o dinheiro para eliminar as deficiências. O novo estudo da UNICEF, mostra por exemplo que alguns dos países mais pobres do mundo – Afeganistão, Bangladesh, Chade e Serra Leoa – tem distribuído vitamina “A” a pelo menos 70 por cento das suas crianças com menos de cinco anos de idade. Deficiências em vitamina “A” causam a cegueira.

XS
SM
MD
LG