Links de Acesso

Milhares de manifestantes tomaram as ruas - 2004-03-26


Forças de segurança apoiadas por veículos militares dispararam granadas de gás lacrimogéneo e balas reais sobre ajuntamentos de pessoas em vários bairros da capital comercial, Abidjan, quando milhares de manifestantes tomaram as ruas apelando para a implementação completa do acordo de paz com os rebeldes.

Testemunhas no bairro de Youpougon confirmaram que dois manifestantes foram mortos a tiro, enquanto as tropas francesas, que tem uma base em Abidjan, disseram que dois outros manifestantes foram mortos no bairro de Koumassi. Soldados em helicópteros e no cimo de veículos blindados foram também vistos a disparar sobre civis.

Um dos principais organizadores da marcha, Cisseh Bacongo, do partido Agrupamento de Republicanos, disse que os manifestantes estavam simplesmente a tentar juntar-se antes da marcha em direcção a “baixa” de Abidjan, o local previsto para a manifestação.

Bancongo disse que os manifestantes eram nao-violentos e que alguns deles transportavam flores mas foram impedidos de deixarem os seus bairros. Adiantou que mais de 20 pessoas foram mortas, mas que esse numero não foi confirmado.

Elementos do exercito disseram que foram provocados por jovens militantes que lhes atiraram pedras, queimaram pneus e montaram barricadas.

O protesto foi organizado para forcar a implementação do acordo de paz mediado pela França ha um ano atras entre os rebeldes baseados no norte e o presidente Laurent Gbagbo.

Os partidos da oposição da Costa do Marfim acusam o Gbagbo de bloquear a implementação do acordo, que inclui a concessão do direito de votar a muitos nortenhos, que são presentemente considerados imigrantes. O presidente Gbagbo afirma que primeiro os rebeldes devem desarmar-se.

Um decreto presidencial emitido no principio desta semana proíbe todas as manifestações publicas. Apesar de uma intervenção diplomática de ultima hora de elementos da ONU e do presidente do Gana, John Kufuor, para que a manifestação fosse cancelada pelos seus organizadores, os manifestantes decidiram ir em frente com a mesma.

Centenas de manifestantes que se aproximavam da “baixa” de Abidjan foram despojadas das suas roupas, agredidos e colocados em centros de detenção temporários.

Lideres rebeldes que tinham também planeado participar na manifestação em Abidjan, suspenderam a sua participação na quarta-feira e em vez disso organizaram marchas nas principais cidades controladas pelos rebeldes.

XS
SM
MD
LG