Links de Acesso

Assegurar a continuidade do processo de paz - 2004-03-12


A declaração da embaixada sublinha ser dever do Presidente Gbagbo como chefe do Estado assegurar a continuidade do processo de paz, sendo importante trabalhar com todas as partes que assinaram o acordo de paz.

A embaixada divulgou a declaração em resposta ao aumentar das tensões na Costa do Marfim desde que o Partido Democrático do Povo suspendeu, a semana passada, a participação no governo de unidade nacional.

Várias formações políticas e os movimentos rebeldes vão reunir a 15 de Março, segunda feira, para determinar que papéis vão desempenhar no gabinete chefiado pelo Presidente Gbagbo.

Os partidos políticos indicaram que vão realizar uma manifestação publica de protesto contra as acções de um grupo de milícia juvenil, conhecido por “Jovens Patriotas”, aliado do presidente Gbagbo.

Os “Jovens Patriotas” assaltaram na passada terça feira o ministério da Justiça e atacaram vários magistrados, que se tem recusado a voltar ao trabalho por considerarem que as forças de segurança não os protegeram durante os ataques.

O Presidente Gbagbo proibiu todas as manifestações publicas até 30 de Abril próximo, indicando desejar impedir que os seus apoiantes actuem com agressividade.

A declaração do governo dos Estados Unidos condenou igualmente as acções do grupo juvenil, tendo apelado a todas as partes para trabalhem juntos e procedam ao desarmamento, previsto para ter inicio no dia 15, mas que foi adiado indefinidamente.

XS
SM
MD
LG