Links de Acesso

Angola concerta estratégia contra malária com a Namibia e África do Sul - 2004-03-04


Angola, Namíbia e África do Sul esperam estabelecer nos próximos dias uma estratégia regional comum de combate à malária.

A estratégia que contará com o apoio da Organização Mundial da Saúde OMS, será traçada num encontro a ter lugar na província do Cunene nos dias 8 e 9 do corrente mês.

O anúncio foi feito na Huíla pelo director do programa nacional de luta contra a malária Filomeno Fortes. De acordo com o funcionário do Ministério da Saúde, Angola é dos países da região austral do continente onde a malária em muitas regiões chega a atingir níveis endémicos.

O controlo da malária ao longo das fronteiras, será o objectivo central da reunião, segundo palavras de Filomeno Fortes.

“Por isso mesmo nós estamos a organizar, com apoio da OMS, um encontro nos dias 8 e 9 de Março, na província do Cunene, com delegações que virão quer da Namíbia quer da República da África do Sul para estabelecermos uma estratégia comum de controlo da malária ao longo das fronteiras. Isto faz parte de uma estratégia integrada que implica que, a nível africano e a nível sub-regional, os países adoptem medidas de controlo que estejam consensualizadas por todos.”

A reunião dos responsáveis da saúde de alguns países da SADC acontece numa altura em que a província da Huíla acolhe um seminário regional de luta anti-vectorial no âmbito da estratégia integrada nacional para o controlo da malária.

O seminário, que junta técnicos de saúde das províncias do Namibe, Cunene, Kuando Kubango e Huíla, visa dotá-los de conhecimentos que vão permitir fazer recuar os níveis da doença na região sul do país.

XS
SM
MD
LG