Links de Acesso

As Últimas de Washington


Papa Recebe Vítimas de Abusos Sexuais

O Papa Bento XVI prometeu a vítimas de abusos sexuais por padres que a Igreja tudo fará o que estiver ao seu alcance para levar os prevaricadores à justiça.

A promessa foi feita durante um encontro na ilha mediterrânica de Malta, onde efectua uma visita pastoral, com um pequeno grupo de adultos que disseram ter sido molestados por padres na adolescência.

O Vaticano informou que no encontro, que decorreu na Nunciatura Apostólica, em La Valetta, o Papa expressou vergonha e tristeza pela dor que aqueles adultos sofreram quando eram adolescentes.

Companhias Aéreas Querem Voltar a Voar

Companhias aéreas europeias pediram às autoridades para levantarem a proibição de viagens, após terem conduzido testes de voo através da grande nuvem de cinzas causada pela erupção de um vulcão na Islândia e que cobre a maioria do continente europeu.

A companhia aérea holandesa KLM informou que quatro dos seus aviões voaram hoje normalmente acima dos 3000 metros, de Amesterdão para a cidade alemã de Dusseldorf, não tendo sido encontrados resíduos da nuvem de cinzas.

A companhia alemã Lufthansa, no sábado, voou 10 aviões a jacto vazios de Frankfurt para Munique e um porta-voz da companhia disse que inspectores não encontraram sinais de danos nos aviões ou nos seus motores.

Funeral do Presidente da Polónia

Na cidade polaca de Cracóvia realizou-se hoje o funeral do presidente Lech Kaczynski e de sua mulher, que juntamente com 96 outras pessoas pereceram num desastre aéreo na Rússia no dia 10 de Abril.

O funeral completa uma semana de cerimónias fúnebres através da Polónia.

Dezenas de líderes mundiais, entre eles o presidente Barack Obama, tencionavam estar presentes no funeral, mas muitos foram forçados a cancelar os seus planos devido à nuvem vulcânica que paira sobre o norte da Europa.

Atentado Bombista em Mogadíscio

Testemunhas oculares na capital da Somália, Mogadíscio, disseram que pelo menos oito pessoas morreram na explosão de uma mina terrestre.

O rebentamento ocorreu no sábado à noite no bairro de Waberi perto de uma esquadra de polícia.

Ninguém reivindicou a responsabilidade do ataque, embora amigos e familiares dos mortos tenham responsabilizado o grupo rebelde fundamentalista islâmico al-Shabab.

Zimbabué Assinala 30 Anos de Independência

O presidente Robert Mugabe pediu o fim da violência política no Zimbabué.

Numa cerimónia hoje em Harare para assinalar o trigésimo aniversário da independência do país, Mugabe afirmou que o governo quer que as pessoas "desistam de quaisquer actos de violência que causarão mal a outras pessoas e à sociedade".

Mugabe não mencionou quaisquer nomes ou partidos mas grupos de direitos humanos há muito que vem acusando o seu partido ZANU-PF de agredir, torturar e matar apoiantes do oposicionista Movimento para a Mudança Democrática, do primeiro-ministro Morgan Tsvangirai.

Líder Juvenil do ANC Vai Ser Disciplinado

Dois jornais sul-africanos, o "Sunday Times" e o "City Press", informaram que o ANC vai disciplinar o líder da sua ala juvenil, Julius Malema, por alegadamente prejudicar a reputação do partido.

Malema criou controvérsia nas últimas semanas ao endossar as políticas do partido ZANU-PF, do Zimbabué, ao expulsar com maus modos um jornalista britânico de uma conferência de imprensa que efectuava e de cantar uma canção que diz a certa altura "Kill the Boer", um termo para definir um agricultor branco sul-africano.

Um porta-voz do ANC recusou confirmar a notícia e chamou a situação de Malema, de 29 anos de idade, um assunto interno do partido.

Morreu Famoso Produtor de Charutos Cubanos

O lendário produtor cubano de charutos Alejandro Robaina morreu aos 91 anos de idade.

Robaina era conhecido internacionalmente por cultivar as mais famosas folhas de tabaco do seu país, tendo viajado muitas vezes através do mundo como embaixador não-oficial de Cuba para o tabaco.

Robaina foi o único produtor cubano de tabaco a ter um charuto com o seu nome. Dizia que o segredo de produzir o melhor tabaco era "amar a terra e cuidar dela".

A família Robaina cultiva tabaco na sua propriedade desde 1845. Todos os anos, apreciadores de charutos de todo o mundo fazem uma "peregrinação" à plantação de Robaina, esperando poder partilhar um charuto com ele na varanda da sua casa.

Alejandro Robaina celebrou o seu nonagésimo-primeiro aniversário em Março último rodeado de familiares e amigos, tendo fumado um charuto na sua varanda.

Relacionados

XS
SM
MD
LG