O primeiro-ministro de Cabo-Verde chegou esta Sexta-feira à São Tomé numa visita em que destacou o interesse do seu governo em resolver em parceria com Portugal e São Tomé e Príncipe, a situação dos reformados cabo-verdianos no arquipélago santomense.
José Maria Neves disse que cada país tem um grau de responsabilidade no processo de reforma dos antigos cabo-verdianos contratados para trabalhar nas roças de São Tomé e Príncipe, durante a era colonial.
Centenas desses antigos contratados cabo-verdianos radicados em São Tomé, vivem em situação de extrema pobreza e muitos deles sem a respectiva pensão de reforma.
Além disso os dois governos preconizam o reforço da cooperação bilateral, através de trocas comerciais de produtos agrícolas.
O governo cabo-verdiano tem ultimamente desdobrado os esforços para atenuar a precariedade em que vivem muitos membros dessa comunidade.
Para além da atribuição de um subsídio mensal de pouco mais de vinte dólares, o executivo de José Maria Neves preconiza assinar um acordo com a parte santomense no sentido de obter uma maior protecção social dos seus cidadãos.
Oiça as reportagens de Eugénio Teixeira e de Óscar Medeiros enviadas da Praia e de São Tomé, respectivamente...