Links de Acesso

Retirar o Estigma Associado ao HIV


Os responsáveis religiosos e espirituais de todo o mundo vão reunir na Holanda para debater as respostas a dar o HIV SIDA. Vamos apresentar um trabalho sobre a forma como o dirigentes religiosos em África podem usar a sua influencia para combater o estigma que rodeia a doença.

A reverenda Patricia Sawo é pastor da Igreja da Celebração do Calvário no Quénia e mãe de dez crianças.

Sawo descobriu que era seropositiva há mais de dez anos, e que anteriormente estava mal informada sobre a doença.

Quando fez a descoberta perdeu a posição que detinha na igreja, e após ter aprendido mais sobre o HIV SIDA reocupou o cargo para poder ensinar os factos à sua congregação.

´Existiam pessoas na igreja que já eram seropositivas e que não tinham esperança e não tinham ninguém a que recorrer. Assim com o meu regresso à igreja com boas notícias iniciámos um grupo de apoio no seio da igreja.´

Sawo é um de mais de 40 dirigentes religiosos que vão reunir esta semana na Holanda para debater a como os grupos religiosos podem responder à pandemia do HIV SIDA. Refere ela que os dirigentes religiosos devem falar e agir de forma a retirar o estigma associado ao HIV SIDA.

Diz ela que os dirigentes religiosos devem dar o exemplo.

´O dirigente religioso é uma pessoa que se pode encontrar na aldeia mais remota. Mesmo quando não existe um médico, encontra-se um dirigente religioso. Onde não existe um posto policial, encontra-se um dirigente religioso e encontra-se pelo menos uma igreja ou uma mesquita.´

O arcebispo da Cidade do Cabo e o metropolita da Igreja Anglicana no Sul de África, Thabo Makgoba, afirma que os grupos de credo têm demonstrado compaixão para com os doentes e cuidado dos doentes que vivem com o HIV SIDA.

´Existem outros cuja mensagem não tem sido positiva e construtiva, e que em casos perpetuam o estigma. Estamos conscientes que estigma mata e desejamos comprometer-nos no sentido de cuidar e trabalhar com os que são seropositivos.´

Os religiosos respondem que o HIV SIDA tem sido comprometido por questões como os métodos de prevenção, incluindo o uso de preservativo, e as atitudes face às pessoas que estão em risco de infecção com o HIV, tal como os homens que tem relações sexuais com homens.

Makgoba refere que o encontro da Holanda visa abrir o diálogo sobre o HIV SIDA e levar os dirigentes religiosos a falar abertamente sobre a doença.

As Nações Unidas indicam que 70 por cento da população mundial identifica-se como pertencendo a uma comunidade religiosa.

Segundo a Organização Mundial da Saúde mais de 40 por cento dos cuidados de saúde com o HIV, no Lesotho e na Zâmbia, é fornecido pelos grupos religiosos.

Relacionados

XS
SM
MD
LG