Links de Acesso

27 de Março: Hora da Terra


No próximo sábado dia 27 do corrente o planeta terra vai ficar às escuras para chamar a atenção às alterações climáticas.

Precisamente às oito e trinta da noite do dia 27 todas as luzes da Torre de Tóquio no Japão serão apagadas. As portas de Brandeburgo em Berlim e a Torre Eiffel em Paris devem ficar sem luz. O mesmo irá acontecer com Empire State em Nova Iorque e outros edifícios noutras cidades do mundo.

As luzes vão estar apagadas durante cerca de uma hora para a assinalar o que foi denominado da Hora da Terra. Este evento foi organizado pelo grupo World Wide Fund for Nature, conhecido igualmente como World Wildlife Fund.

Pelo quarto ano consecutivo, a população foi solicitada a desligar as luzes durante uma hora para chamar a atenção para as questões sobre as alterações do clima. Segundo os organizadores a alteração climática é apenas uma das maiores ameaças que enfrentam a vida selvagem e a natureza.

A primeira Hora da Terra foi realizada em 2007 em Sidney, na Austrália, tendo os organizadores indicado que participaram mais de duas mil empresas e dois milhões de pessoas.

Desde então a Hora da Terra tornou-se um acontecimento internacional, tendo o ano passado participado mais de quatro mil cidades em oitenta e oito países.

Os organizadores adiantam que uma centena de nações e de territórios prometeram o apoio oficial para o ano corrente, estando previsto que participem o Kuwait, o Qatar, o Kosovo, Madagáscar, o Nepal, o Camboja e o Panamá.

Pelo menos dezanove dos cinquenta estados Americanos tencionam participar nas comemorações deste ano, tendo os organizadores referido que um dos últimos estados a aderir foi o Missouri.

O governador Jay Nixon concordou em desligar as luzes da cúpula do edifício do Capitólio da cidade, destacando que no que diz respeito a poupar energia e dinheiro, as grandes mudanças começam com pequenos passos como o desligar das luzes.

Relacionados

XS
SM
MD
LG