Links de Acesso

Últimas de Washington



Aqui nos Estados Unidos, o presidente Barack Obama desloca-se hoje ao Capitólio para fazer um último apelo pessoal aos legisladores democratas para que aprovem a proposta de lei introduzindo profundas reformas no sector da saúde americano.

Ontem num comício nos arredores de Washington, Obama afirmou que votar a favor desta lei constitui uma vitória para o povo americano.

Por seu lado, os republicanos continuam a opor-se firmemente aquela legislação dizendo que a mesma se traduziria por impostos mais elevados e uma demasiada intervenção do governo no sector da saúde.

O Senado já aprovou a legislação e a Câmara dos Representantes deverá votar já amanhã.

Papa Bento XVI pede desculpa aos irlandeses

Confrontado com as polémicas dos abusos sexuais da Igreja Católica por todo o Mundo, o Papa dirigiu este sábado um pedido de desculpas às vítimas na Irlanda.

O Papa transmitiu às vítimas irlandesas o seu sentimento de "vergonha e remorso. "A vossa confiança foi traída e a vossa dignidade violada", admitiu Bento XVI.

Apesar dos pedidos de perdão, a pastoral de Bento XVI não refere de forma directa acções disciplinares para além do envio de uma delegação especial à Irlanda com a tarefa de investigar dioceses e congregações religiosas, que não foram nomeadas.

Na carta que dirigiu aos católicos irlandeses, Bento XVI também não faz qualquer referência às responsabilidades do Vaticano no escândalo.

Por outro lado, o Papa considera que os clérigos responsáveis por actos de pedofilia devem responder perante a justiça comum.

Apesar de Bento XVI manifestar a vontade de se encontrar pessoalmente com as vítimas, um grupo de representantes das pessoas abusadas ao longo de décadas já confessou o desapontamento pela carta pastoral.

Estas vítimas consideram a mensagem de hoje demasiado focada nos padres, esquecendo as responsabilidades do Vaticano.

Gripe suína: OMS vai acelerar distribuição de vacinas

A Organização Mundial de Saúde, OMS, tem planos para acelerar a distribuição de vacina contra o vírus H1N1 que provoca a gripe suína, em mais de 25 países em desenvolvimento cerca de metade em África.

O porta-voz da OMS, Gregory Hartl, afirmou que aquela organização recebeu pedidos de 95 países para o envio de vacinas.

A Mongólia, o Azerbaijão e o Afeganistão foram os primeiros 3 países a receberem doações da vacina. Na próxima quinta-feira, o Togo será o primeiro país africano a receber o primeiro carregamento. Hartl acrescentou que os carregamentos seguintes destinam-se à Nigéria, Quénia e África do Sul.

Disse ainda que cada um daqueles países poderá assim imunizar 10% da sua população incluindo grupos de risco tais como funcionários dos serviços sanitários, mulheres grávidas e crianças.

Somália: comandante rebelde morto em Kismayo


Na Somália, um comandante do grupo rebelde al-Shabab foi morto a tiro numa cidade portuária controlada pelo grupo.

O Sheik Daud Ali Hasan foi morto ontem à noite na estratégica cidade portuária de Kismayo.

Um porta-voz do al-Shabab afirmou que vários suspeitos tinham sido detidos hoje e que seriam levados à justiça dentro em breve.

Ninguém reivindicou a responsabilidade pelo atentado, mas o al-Sahabab e os seus antigos aliados do grupo Hizbul Islam têm vindo a lutar frequentemente pelo controlo da cidade.

Togo: milhares de pessoas protestam contra reeleição do presidente


No Togo milhares de apoiantes da oposição desceram hoje às ruas da capital para protestar contra a reeleição do presidente Faure Gnassingbe no inicio do mês.

Os manifestantes liderados pelo chefe da oposição Jean Pierre Fabre desfilaram pacificamente em Lomé empunhando cartazes denunciando os resultados do escrutínio de 4 de Março.

Segundo os resultados oficiais Gnassingbe derrotou Fabre por 61 contra 34%. A oposição queixa-se de fraude eleitoral.

Secretário-geral da ONU: colonatos judaicos são ilegais

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon, afirmou que os colonatos israelitas nos territórios ocupados são ilegais e que devem ser travados quaisquer planos para expandi-los.

Ban Ki Moon fez tais declarações hoje depois de ter visto com os seus próprios olhos os colonatos judaicos na margem ocidental.

O secretário-geral da ONU afirmou no entanto que esperava a conclusão de um acordo de paz entre israelitas e palestinianos no prazo de 24 meses na sequência do apelo nesse sentido na sexta-feira feito pelo denominado quarteto internacional para a paz no Médio Oriente.

Rússia: manifestações contra governo Putin


Na Rússia, milhares de pessoas manifestaram-se hoje nas principais cidades do país protestando contra o governo do primeiro-ministro Vladimir Putin.

Descontentes com as politica económicas do governo, os manifestantes protestavam essencialmente contra os aumentos do gás e da electricidade.

Alguns exigiam igualmente maior liberdade política e a demissão de Putin.





XS
SM
MD
LG