Links de Acesso

Países Africanos Necessitam de Melhorar a Previsão do Tempo


A Organização Mundial de Meteorologia – a OMM - alertou para o facto de que os países africanos devem melhorar as suas capacidades de previsão para estarem melhor preparados para emergências meteorológicas e as alterações climáticas.

Numa iniciativa para fazer conhecido este aviso a OMM em parceria com a União Africana e o governo Queniano, vai realizar em Nairobi no próximo mês a primeira conferência sobre meteorologia em África.

A conferência ministerial não será apenas a primeira para África, será a primeira a nível mundial.

A OMM destaca que a importância desta conferencia a realizar em África reside no facto de ser o continente mais vulnerável às mudanças climáticas.

O secretário-geral da OMM Michel Jarraud acrescenta ser importante que os ministros africanos responsáveis pela meteorologia para explorarem formas de reforçar os serviços de meteorologia, de agua e a informação climática.

`O primeiro desafio é a existência de enormes falhas na observação. Em média a África tem uma densidade de rede meteorológica, que se encontra oito vezes abaixo do que é recomendado. Existe por isso uma enorme necessidade de reforçar a rede de observação.`

Jarraud considera vital que a informação sobre o tempo deva chegar não apenas ao nível de decisão do governo bem como dos agricultores e de outros que dependam de uma previsão meteorológica correcta.

Os registos climáticos de África indicam que a maioria do continente aqueceu cerca de ponto virgula sete graus durante o século vinte. A OMM sustenta que as catástrofes naturais, incluindo as secas e as cheias, estão a aumentar e afectam milhões de pessoas no continente.

O ano passado, vários países africanos foram afectados por fortes secas e inundações. O Quénia que vai organizar a conferência ministerial sofreu uma seca devastadora que destruiu 40 por cento da cultura de trigo.

O Quénia é um dos poucos países africanos que tem um sistema avançado de controlo meteorológico. Todavia o representante permanente das ONU em Genebra, Philip Richard Owade indica que o serviço meteorológico por vezes erra.

`As chuvas não ocorrem quando se espera e isso provoca uma série de problemas. Os agricultores por exemplo tirando partido da experiencia anterior sabiam exactamente quando as chuvas iriam ocorrer e preparavam os solos.`

Owade sublinha que os agricultores já não podem contar com as chuvas com antes e essa incerteza torna importante a próxima conferencia.

A OMM indica que o objectivo da conferência de Abril próximo é o de apoiar os dirigentes africanos a adaptar e a mitigar os efeitos adversos do tempo e do clima.

Tal é vital para a segurança e o bem-estar das populações africanas.

Relacionados

XS
SM
MD
LG