Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


Últimas de Washington

O vice presidente dos Estados Unidos Joe Biden condenou os planos de Israel de construção de colonatos e reafirmou aos palestinianos que os Estados Unidos estão empenhados na criação de um estado viável palestiniano.

Biden disse que o plano israelita de construir novas casas na disputada zona leste de Jerusalém destrói a confiança necessária para se fazer recomeçar as conversações de paz israelo-palestinianas.

O vice-presidente americano disse que os palestinianos merecem um estado independente sem qualquer interrupção geográfica.

Biden falava ao lado do presidente palestiniano Mahmoud Abbas após conversações na cidade de Ramallah na Margem ocidental do Rio Jordão.

O vice-presidente americano apelou a Israel e aos palestinianos para construírem o que chamou de uma atmosfera de apoio às negociações e para não tornarem as negociações mais difíceis.

O primeiro ministro palestiniano Salam Fayyad tinha anteriormente afirmado a Biden que o plano de construção israelita constitui um dano aos esforços americanos para fazer recomeçar o processo de paz.

O plano prevê a construção de 1.600 novos apartamentos na zona de Ramat Shlolo uma comunidade de judeus ultra-ortodoxos construída em território capturado na guerra de 1967.

Os palestinianos querem que a parte leste de Jerusalém seja a capital do seu futuro estado.

O ministro do interior israelita pediu desculpas pelo anúncio do plano afirmando que tinha sido um embaraço para Biden que está a efectuar a sua primeira visita a Israel desde que assumiu o cargo de vice-presidente.

Contudo o primeiro-ministro Benjamin Netanyauih não tomou qualquer medida para anular a decisão.

Gates na Arábia Saudita

O secretário de defesa americano Robert Gates chegou á Arábia Saudita para conversações que se vão centrar sobre o controverso programa nuclear iraniano.

Gates deverá informar o Rei Abdullah sobre os esforços americanos para a ONU impor novas sanções ao Irão devido á recusa deste país em pôr termo ao seu programa de enriquecimento de urânio.

Gates chegou a Riade proveniente do Afeganistão.

Presidente Iraniano no Afeganistão

O presidente do irão Mahmoud Ahmadinejad chegou ao Afeganistão onde se reuniu já com o Presidente Hamid Karzai e criticou fortemente o envolvimento militar americano no país.

Numa viagem a Kabul que coincidiu brevemente com a estadia do secretário de defesa americano Robert Gates o presidente iraniano repetiu o seu apelo para as forças americanas deixarem o Afeganistão afirmando que as forças americanas não trarão a paz ao país.

Anteriormente Gates tinha acusado o irão de fazer "jogo duplo" no Afeganistão ao declarar o seu apoio ao governo afegão mas ao mesmo tempo minando os esforços dos Estados Unidos para melhorar o governo e estabilizar o país.

Gates disse que Washington quer que o Afeganistão tenha boas relações com os seus vizinhos mas que esses países devem ser honestos nas suas relações com o governo afegão.

Paquistão: Seis Mortos em Ataque a Organização Cristã de Caridade

No Paquistão a polícia disse que seis pessoas morreram e várias outras ficaram feridas quando militantes atacaram os escritórios de uma organização cristã americana na província da fronteira do Noroeste.

A polícia disse que os atacantes lançaram granadas e usaram armas de fogo contra os escritórios da World Vision no distrito de Mansehra.

A organização disse que as vítimas eram todos paquistaneses.

A organização trabalha na região desde Outubro de 2005 quando iniciou as suas actividades de ajuda após o tremor de terra que matou 75.000 pessoas no Paquistão.

Ajuda Alimentar à Somália é Desviada

Um relatório do conselho de segurança da ONU disse que metade da ajuda alimentar destinada a pessoas a passar fome na Somália é desviada para outros indivíduos.

O grupo de Monitorização da ONU para a Somália disse que a maior parte da ajuda alimentar acaba sob controlo de indivíduos corruptos, militantes islâmicos radicais e trabalhadores somalis da ONU.

Os investigadores puseram em causa o facto de três empresários somalis controlarem a maioria dos contractos de transporte do Programa Alimentar Mundial da ONU.

O relatório afirma que os transportadores, grupos armados e outros indivíduos muitas vezes fazem acordos para vender os alimentos e compartilhar os lucros.

O relatório recomenda que a rede de distribuição seja reconstruída e que o secretário geral da ONU inicie uma investigação independente ás operações do PAM na Somália.


Nigéria: Manifestantes Exigem que o Presidente Apareça em Público

Milhares de nigerianos manifestaram-se em Abuja para exigir que o presidente Umaru Yar´Adua comperça em publico.

O presidente não é visto em público desde o final de Novembro.

Cerca de cinco mil manifestantes marcharam até uma área perto da residência presidencial onde apresentaram uma lista de exigências ao presidente interino Goodluck Jonathan.

Para além de exigirem a presença de Yar´Adua os manifestantes apelaram a reformas eleitorais e a demissão do gabinete governamental que está dividido sobre a questão de declarar o presidente Yar´Adua incapacitado de governar.

O presidente regressou ao país há duas semanas depois de passar três meses num hospital da Arábia Saudita.

O seu regresso e o facto de não ter sido ainda visto em público fizeram reacender preocupações sobre uma luta pelo poder na Nigéria.

Nigeria: Tropas Dispersam Jovens a Tiro

Testemunhas na parte central da Nigéria disseram que soldados abriram fogo na cidade de Jos para dispersar uma multidão de jovens cristãos.

Residentes disseram que continuaram a ouvir tiros durante grandes períodos perto de aldeias onde centenas de cristãos foram massacrados esta semana.

O número de vítimas do massacre permanece por esclarecer.

Uma entidade oficial disse que 380 corpos foram enterrados mas outras fontes oficiais disseram que o número de vítimas poderá ascender a 500.

XS
SM
MD
LG