Links de Acesso

As Últimas de Washington


A União Europeia e os EUA anunciaram que vão pedir a aplicação de mais sanções da ONU contra o Irão por este país continuar a negar-se a provar que o seu programa nuclear é para fins pacíficos.

A advertência foi comunicada ao Irão, esta quarta-feira, durante uma reunião da Agência Internacional de Energia Atómica, que teve lugar em Viena de Áustria.

A Espanha, em nome da União Europeia, emitiu um comunicado criticando de uma forma inabitualmente dura o comportamento do Irão.

Itália: Descoberta Tráfico de Armas para o Irão

A polícia italiana informa ter detido nove pessoas -cinco italianos e quatro iranianos - na cidade de Milão sob suspeita de tráfico de armas para o Irão.

A polícia adianta que os detidos são acusados de exportar ilegalmente armas e sistemas de armamento, em violação do embargo de armas imposto pela ONU.

Atentados Múltiplos no Iraque

Uma série de atentados bombistas suicidas ocorreram na cidade de Baquba, no Norte do Iraque, tendo provocado a morte de, pelo menos 31 pessoas, e ferido 48.

Os três ataques em série foram os mais mortíferos das últimas semanas e acontecem a poucos dias das eleições parlamentares iraquianas, marcadas para este domingo.

Até agora, nenhum grupo reivindicou autoria do atentado. A polícia iraquiana impôs o recolher obrigatório, tendo detido quatro suspeitos.

Liga Árabe Apoia Iniciativa Americana

As nações da Liga Árabe aprovaram uma proposta Americana para a realização de conversações de paz indirectas entre palestinianos e israelitas.

Os EUA ofereceram-se para mediar as conversações entre os dois lados, num esforço para fazer reviver o processo de paz, que se encontra num impasse.

Durante uma cimeira dos ministros dos negócios estrangeiros da Liga Árabe, reunida, na quarta-feira. No Cairo, decidiram apoiar as conversações preliminares, durante um período de quatro meses.

Nigéria: Governadores Apoiam Vice-Presidente

Os poderosos governadores estaduais da Nigéria prometeram dar o seu apoio ao presidente em exercício, Goodluck Jonathan, afastando a ideia de que o actual presidente Umaru Yardua, que se encontra doente, deveria demitir-se.

O presidente do Forum dos Governadores da Nigéria, Bukola Saraki, disse a jornalistas que o actual presidente em exercício está a desempenhar bem as suas funções.

O presidente Yardua regressou à Nigéria na semana passada, depois de três meses de tratamento médico na Arábia Saudita, mas não é visto em público desde Novembro do ano passado.

Piratas Somalis Desviam Petroleiro

Piratas somalis desviaram um petroleiro saudita com 14 tripulantes a bordo quando o barco navegava no Golfo de Aden.

A mesma fonte acrescentou que o navio estava a viajar fora da rota de trânsito protegida pelas marinhas europeias.

Entretanto, renovados confrontos entre forças governamentais e rebeldes islâmicos saldaram-se pela morte de 12 pessoas e ferimentos noutras 40.

Os confrontos começaram ontem á tarde quando forças governamentais avançaram sobre uma zona controlada pelos rebeldes na capital, Mogadíscio.

Desde há várias semanas que o governo somali vinha anunciando uma ofensiva de envergadura contra os rebeldes. Milhares de residentes de Mogadíscio deixaram, entretanto, a cidade para tentar escapar aos confrontos.

Zuma: Visita Oficial à Grã-Bretanha

O presidente Jacob Zuma iniciou, na quarta-feira, uma visita de Estado à Grã-Bretanha, tendo sido recebido pela rainha Isabel com toda a pompa e circunstância.

A rainha de Inglaterra saudou Zuma e uma das suas três mulheres, durante a recepção oficial.

Zuma deverá manter conversações com o primeiro-ministro Gordon Brown, esta quinta-feira, para conversações sobre as relações comerciais bilaterais e o frágil governo de unidade nacional no Zimbabué.

Relacionados

XS
SM
MD
LG