Links de Acesso

Médicos Chineses Receitam Indiscriminadamente Antibióticos


RENATO- Um estudo publicado no jornal britânico Guardian informa que os médicos chineses estão a receitar indiscriminadamente antibióticos em doses reforçadas.

ANA- Eles estão a agir assim, até mesmo para tratamento de doenças como uma simples dor de cabeça.

RENATO- Além disso, os agricultores chineses utilizam antibióticos na criação do gado, muitas vezes apenas para garantir a robustez dos animais.

ANA- Tudo isso, é claro, Renato, facilita o surgimento da resistência antimicrobiana.

RENATO- Um problema que a Organização Mundial da Saúde considera uma das mais sérias ameaças à humanidade no plano médico.

ANA- Nos hospitais chineses, a resistência de bactérias como o estafilococo áureo ou MRSA (o chamado super-micróbio), aumentou mais do dobro, passando de 30 para 70 por cento.

RENATO- É verdade que os regulamentos oficiais proíbem a venda de antibióticos sem receita médica.

ANA- Mas o jornal Daily Telegraph diz que, na prática, esses medicamentos podem ser obtidos livremente por qualquer pessoa.

RENATO- Outro assunto, Ana: cientistas americanos planeiam testar o uso da hormona sexual progesterona para tratar pacientes que sofreram danos cerebrais.

ANA- - O anúncio foi feito por um grupo de pesquisadores da Emory University, de Atlanta, durante o encontro anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência.

RENATO A progesterona, quando é administrada imediatamente após dano cerebral, teria capacidade de reduzir o número de mortes pela metade.

ANA- No entanto, atenção! Tomar uma pílula anticoncepcional que contém progesterona não ajudaria em nada no caso de danos cerebrais sérios.

RENATO- Isso porque, Ana, a progesterona natural que foi usada nas primeiras pílulas anticoncepcionais acabou por ser substituída com o tempo pela progestina, uma versão sintética da hormona natural.

ANA- E segundo os pesquisadores da Emory University, a progestina parece não ter o mesmo efeito que a progesterona natural para o tratamento dos danos cerebrais.

RENATO- Um importante relatório apresentado recentemente ao Congresso americano fez várias recomendações para combater o HIV pediátrico.

ANA- Ou seja, a transmissão do vírus da SIDA da mãe para o filho.

RENATO- O documento reúne observações de especialistas da Columbia University, UNICEF, Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), e outras entidades prestigiosas.

ANA- Os especialistas sugeriram medidas especificas para melhorar a coordenação entre as entidades que tratam do problema...

RENATO- E também para aumentar a cooperação delas com os governos dos diferentes países.

ANA- O HIV pediátrico é hoje uma raridade em nações industrializadas, mas permanece sendo um problema grave no mundo em desenvolvimento.

RENATO- Mais de metade das mulheres que vivem com o vírus da SIDA não tem acesso aos medicamentos anti retrovirais que são capazes de impedir a transmissão do vírus aos seus filhos e de proteger sua própria saúde.

ANA- E falemos agora, Renato, de algo bem prático. Como é mesmo aquele provérbio alemão que você gosta de citar?

RENATO- " O homem é aquilo que ele come". A frase no idioma original diz, num jogo de palavras: " Man ist was er isst".

ANA- Óptimo. Este provérbio expressa bem a importância do alimento para a saúde, e mesmo para o combate contra as doenças.

RENATO- Podemos tomar como exemplo, Ana, a cebola, que pertence à família do alho.

ANA- O bolbo, isto é, o local da planta onde os nutrientes são armazenados, é uma excelente fonte de princípios activos, como flavonóides e óleos essenciais.

RENATO- A cebola pode prevenir a osteoporose e ajuda a fluidificar o sangue, contribuindo para a prevenção da formação de coágulos no interior das artérias e veias.
ANA- A cebola favorece a secreção da bílis, facilitando assim a digestão.

RENATO E o seu alto teor em potássio ajuda na formação e eliminação da urina.

ANA- Por todas estas razões, o conselho dos nutricionistas é: utilize ao máximo a cebola, como, por exemplo, na confecção de saladas, sopas, molhos ou outros tipos de alimentos.

XS
SM
MD
LG