Links de Acesso

Beringelas Genéticamente Modificadas


As autoridades indianas vão recusar o plantio comercial de beringelas genéticamente modificadas até que mais testes demonstrem que o cultivo seja seguro.

A decisão seguiu-se a um aceso debate público sobre os riscos e os benefícios de uma cultura que era destinada a reduzir o montante de pesticidas aplicados neste vegetal.

Pesquisadores mundiais desenvolvem culturas geneticamente modificadas para fazer face a alguns dos maiores desafios na agricultura desde as secas em África às inundações na Ásia.

A decisão da Índia demonstra as preocupações do público sobre aquele género de culturas ainda mesmo após mais de uma década no mercado.

Os apoiantes sustentam que a beringela modificada produz maior cultura e reduz a utilização nefasta dos pesticidas. Os que se opõem consideram que constitui uma ameaça à saúde e à segurança do meio ambiente.

Cerca de cem milhões de hectares de terrenos com culturas geneticamente modificadas tem sido utilizados em 25 países desde 2008.

Este facto deveria acalmar a oposição, como refere a geneticista Nina Fedoroff.

`A única coisa que se pode fazer é reconhecer que não se trata de algo único a este género de culturas e não tem nada de novo.`

Fedoroff acrescenta que uma razão para a persistência da hostilidade reside no facto dos avanços científicos serem mais rápidos do que a aceitação do público.

P. A. Kumar, director do Centro Indiano de Pesquisa de Biotecnologia de Plantas sublinha que a controversa beringela constitui uma necessidade urgente para a Índia.

`A alimentação e a segurança nutritiva deste país está ameaçada. Para além disso a degradação do meio ambiente, da qualidade da água, da qualidade dos solos estão a ser comprometidos pelo uso intensivo de pesticidas na agricultura.`

Doug Gurion- Sherman que trabalhava para a agência americana de Protecção do Ambiente, mas agora integra a União dos Cientistas, diz que uma das razões por que persistem as dúvidas sobre as culturas genéticas reside no facto de algumas das questões não terem sido resolvidas.

`Não penso que existam dados definitivos que estas plantas façam mal. Os dados apontam para uma falta de informação.`

A moratória indiana sobre a beringela modificada vai durar até que existam dados conclusivos a favor ou contra.

Relacionados

XS
SM
MD
LG