Links de Acesso

As Últimas de Washington


EUA : Hillary Clinton em digressão no Médio-Oriente

A Secretaria de Estado, Hillary Clinton chegou este Domingo a Doha no Qatar, numa digressão que a deve conduzir igualmente a Arábia Saudita, no decurso da qual deverá manter contactos com os aliados americanos sobre o Médio Oriente.

Clinton procura obter o apoio do mundo árabe para fazer recuar o Irão na sua ambição nuclear de modo a relançar as negociações de paz israelo-palestinianas.

A Secretaria de Estado avista-se este Domingo com o primeiro-ministro do Quatar, o sheik Hamad bem Jassim al Sani, e o rei Abdallah da Arábia Saudita na Segunda-feira.

Os Estados Unidos apoiam a iniciativa do Conselho de Segurança das Nações Unidas que propõe aprovar a quarta serie de sanções contra o Irão. Washington espera obter o compromisso da Arábia Saudita em garantir a China o abastecimento em petróleo, em substituição do Irão, país com o qual Pequim mantém lucrativas relações económicas através da venda de petróleo.

Hillary Clinton deverá igualmente um discurso durante a sétima edição do Fórum mundial Islão/Estados Unidos da América a ter início este Sábado em Qatar.

O presidente Barack Obama numa mensagem vídeo dirigida a esta conferência, anunciou a nomeação do advogado da Casa Branca, Rashad Hussain como emissário especial junto a Organização da Conferencia Islâmica – OCI - uma organização que conta com 56 Estados membros.

EUA : Vice-presidente Joe Biden responde a dick Cheney

O vice-presidente norte-americano Joe Biden disse que o seu predecessor Dick Cheney talvez esteja mal informado ou está a desinformar o público, ao criticar os engajamentos da administração Obama na luta contra o terrorismo.

Numa entrevista publicada este Domingo, o vice-presidente Biden disse que Cheney está a tentar rescrever a história.

O antigo vice-presidente tem liderado as críticas dos Republicanos contra a administração Obama em matéria de segurança nacional. Cheney afirmou que o presidente Barack Obama não tem dado indicações claras que os Estados Unidos estejam em guerra com os terroristas, e em resultado disso, os americanos sentem-se menos protegidos.

O vice-presidente Biden disse por sua vez que os Estados Unidos têm tido mais sucessos na eliminação de líderes da al-Qaida durante a administração Obama.

Afeganistão : A NATO reconhece ter morto civis

A NATO reconheceu-se como responsável da morte de 12 civis afegãos durante a maior ofensiva militar liderada pelos Estados unidos contra os Talibãs no sul do Afeganistão.

A NATO informou que os civis foram mortos quando dois roquetes lançados contra os insurrectos falharam o alvo. O presidente afegão Hamid Karzai expressou a sua insatisfação com o incidente e ordenou para que o incidente fosse investigado.

A operação militar em larga escala da NATO teve inicio nas primeiras horas deste Sábado, tendo se concentrado na zona agrícola de Marjah na província de Helmand ao sul do Afeganistão.

Paquistão : Novos ataques com mísseis telecomandados americanos

Responsáveis paquistaneses indicaram que mísseis lançados a partir de um avião não tripulado americano, matam pelo menos cinco pessoas numa região tribal a noroeste do país.

De acordo com a mesma fonte, dois mísseis atingiram uma residência no Waziristão do Norte, área fronteiriça entre o Paquistão e o Afeganistão, considerado como o santuário dos Talibãs.

Os responsáveis disseram entretanto desconhecer a identidade das vítimas do ataque.

Num outro desenvolvimento, as autoridades paquistanesas anunciaram a morte de três pessoas e ferimento de nove outras, numa explosão na província de Sindh no sul do país.

Índia : Autoridades investigam o recente atentado a uma pastelaria alemã

As autoridades indianas anunciaram o inicio de investigações para apurar os responsáveis pela explosão de Sábado que provocou a morte de pelo menos nove pessoas, e um numero indeterminado de feridos.

A explosão atingiu uma pastelaria alemã frequentada por turistas.

O ministro do interior indiano qualificou o acto de "significativo incidente terrorista" que entretanto ainda não foi reivindicado.

Líderes da oposição nacionalista hindu disseram este Domingo que o ataque leva ao questionamento da decisão do governo em retomar as conversações de paz com o Paquistão.

Líbano : Milhares de pessoas concentram-se para saudar Rafiq Hariri

Dezenas de milhares de libaneses reuniram-se em Beirute este Domingo em celebração do quinto aniversário do assassínio do antigo Primeiro-ministro Rafiq Hariri.

Hariri e mais vinte e duas pessoas foram mortas num atentando a bomba em Beirute a 14 de Fevereiro de 2005.

Investigadores das Nações Unidas têm acusado a Síria como autora do ataque, uma acusação que Damasco tem entretanto rejeitado.

A grande concentração deste Domingo, tem lugar dois meses após o encontro do actual primeiro-ministro, Saad Hariri com o presidente sírio Bashar al-Saad.

Na ocasião Saad Hariri, filho do assassinado primeiro-ministro, disse esperar estabelecer excelentes relações com Damasco.

Quénia : Presidente e primeiro-ministro agem contra a corrupção

Líderes quenianos suspenderam um total de dez membros do governo por alegados casos de corrupção nos sectores da agricultura e da educação.

O primeiro-ministro Raila Odinga anunciou este domingo que suspendeu os ministros da agricultura e da educação.

O presidente Mwai Kibaki por sua vez suspendeu outros oito altos responsáveis, dias antes, incluindo os secretários permanentes dos respectivos ministros e os secretários de programas especiais do gabinete do primeiro-ministro.

Os dois responsáveis políticos disseram que a suspensão de três meses, devem permitir investigações independentes dos escândalos.

Nigéria : Parlamentares não conseguiram ver o convalescente presidente

Um grupo de deputados nigerianos foi impedido de visitar o presidente nigeriano Umaru Yar'Adua, que se encontra hospitalizado na Arábia Saudita, há mais de oitenta dias.

Os jornais nigerianos revelaram que cinco parlamentares viajaram para a Arábia Saudita na passada semana e permaneceram vários dias tentando obter a permissão em se avistar com o presidente.

As notícias referem que os parlamentares encontraram-se com a esposa do presidente mas que nunca viram e nem falaram com Umaru Yar'Aradua, tendo os mesmos regressados a Nigéria no último Sábado.

XS
SM
MD
LG