Links de Acesso

Angola Diz que Há Progressos nos Direitos Humanos


Uma delegação de Angola chefiada pelo secretário de estado das relações exteriores Jorge Chicoty encontra-se em Genebra para participar na reunião da comissão de direitos humanos da ONU que vai analisar a situação em Angola. Trata se da chamada Revisão Periódica Universal e a delegação angolana vai apresentar um relatório do governo sobre a situação de direitos humanos no país.

O relatório do governo angolano foi elaborado por uma comissão intersectorial na qual participou o secretário de estado para os direitos humanos António Bento Bembe.

Numa entrevista á Voz da America Bento Bembe considerou terem se registado progressos na aplicação dos direitos humanos em Angola.

O secretario de estado angolano disse que o governo tem estado a adoptar medidas diversificadas de modo a defender esses direitos. Para Bento Bembe direitos humanos englobam também os esforços de reconstrução económica e social do pais. Tudo isso contribui para a defesa dos direitos sociais económicos políticos educacionais e culturais dos cidadãos angolanos.

Bento Bembe disse que a questão dos direitos humanos é uma questão complexa envolvendo vários aspectos. (Ouça a entrevista de António Bento Bembe)

Na reunião de Genebra serão contudo estudados também relatórios de organizações de direitos humanos que permanecem críticas á situação em Angola. A amnistia internacional por exemplo quer que o governo angolano ratifique todos os tratados sobre direitos humanos, pede o fim de demolições de casas, proteja os trabalhos de organizações de direitos humanos e tome medidas para abolir todas as leis que possam restringir a liberdade de informação.

O secretário de estado angolano disse que o processo de aplicação de direitos humanos é um processo longo tal como o processo de reconstrução iniciado após o fim da guerra.

XS
SM
MD
LG