Links de Acesso

Omar al-Bashir Pode Ter De Ir a Uma Segunda Volta


O antigo presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter afirmou acreditar que o chefe de estado sudanês Omar al-Bashir pode ter de ir a uma segunda volta contra um dos seus opositores no próximo sufrágio eleitoral.

Carter alertou igualmente para o aumento da violência em antecipação da eleição de Abril próximo.

O antigo presidente fundador do Centro com o seu nome e que vai acompanhar o sufrágio, fez a declaração na região sul do Sudão.

`Não sabemos se al-Bashir pode vir a obter a maioria na ronda inicial, se não o fizer – o que penso ser possível – vai ocorrer uma segunda ronda entre ele e a segunda pessoa mais votos.`

O sufrágio presidencial está marcado para o dia 11 de Abril lado a lado com os sufrágios parlamentares e regionais.

O candidato presidencial vai necessitar de mais de 50 por cento dos votos para evitar uma segunda volta.

Carter alerta que o sufrágio pode levar ao aumento da violência no Sudão, mas refere esperar que se mantenha ao nível local.

`Esta vai ser uma eleição muito disputada., com muitas coisas em jogo, não tenho dúvida disso e vão registar-se algumas altercações em áreas remotas, mas espero que não se alastrem.`

Edward Thomas um especialista no Sudão do grupo londrino de pesquisa Chatham House, afirma que vão existir muitos candidatos o que poderá favorecer al-Bashir. No entanto considera que o sufrágio será concorrido.

`Uma das razões por que se trata de um sufrágio importante é por ser difícil de prever o resultado. Com a participação de todos os nomes grandes no sufrágio e preocupados em vencer de uma forma constitui um bom sinal – não se trata de ser livre e honesto pois significa que será um sufrágio contestado.`

O Centro Carter é a única agência de fiscalização que tem estado nos sufrágios sudaneses deste o inicio do processo, mas em Abril vai contar com observadores da União Europeia, a União Africana e a China.

O sufrágio de Abril será o primeiro multi partidário desde 1986.

Relacionados

XS
SM
MD
LG