Links de Acesso

UNICEF: Assistência de Emergência a Milhões de Mulheres e Crianças


O Fundo das Nações Unidas para as Crianças lançou um apelo no montante de um bilião e 200 milhões de dólares para fornecer assistência de emergência a milhões de mulheres e de crianças que se encontram em situação desesperada.

O Haiti devastado pelo tremor de terra é apenas um dos 28 países onde as crianças e as mulheres não possuem mesmo os meios básicos de sobrevivência.

Em anos anteriores, a UNICEF classificara o Haiti como uma nação em crise, mas desde o devastador tremor de terra aquela agência aumentou as iniciativas no sentido de recuperar as vidas devastadas e proteger as crianças e as mulheres que se encontram entre as vítimas mais vulneráveis do desastre.

Embora o Haiti permaneça uma prioridade, a sub directora executiva da UNICEF Hilde Johnson afirmou à Voz da América existirem muitas outras situações de emergência que são críticas e que devem ser resolvidas.

"Necessitamos de aumentar os nossos esforços no Haiti, mas temos igualmente de assegurar que as crianças na região do Corno de África, no Afeganistão, no Paquistão, na Republica Democrática do Congo, no Sudão e no Chade – todas estas crianças merecem e têm o direito ao mesmo género de assistência que outras regiões."

Johnson sublinha que as crianças estão sempre entre as mais afectadas, e os desastres colocam-nas em maior risco de abuso e de violações graves dos seus direitos. Refere ainda que as crianças estão em risco de violência sexual, de morte e estropiamento e recrutamento forçado por parte de grupos armados.

Todos os anos a UNICEF responde a cerca de duas centenas de emergência no mundo. Estas crises são mais sentidas nos 28 países que são mencionados no relatório.

As maiores necessidades encontram-se na África sub saariana onde 24 milhões de pessoas são afectadas pela seca, insegurança alimentar crónica e conflito armado.

As três maiores operações da UNICEF são na Republica Democrática do Congo, no Sudão e na Etiópia. Johnson indica que mais de seis milhões de pessoas na Etiópia passam fome devido à seca, com as crianças em risco de grave má nutrição.

"No Sudão, pela associação de conflito, da seca, e a instabilidade; e a situação no Darfur ainda é difícil. E no sul do Sudão está a piorar. Na Republica Democrática do Congo, os desafios encontram-se na parte leste, onde ainda existem milhares e milhares de pessoas em movimento. E onde as mulheres e as crianças e as raparigas são sujeitas a violência sexual."

Embora as crises nestes três países sejam relativamente bem conhecidas, existe um certo número de países que continuam a ser praticamente esquecidos. Johnson cita a Republica Centro Africana como sendo uma nação onde as crianças sofrem com a instabilidade e falta de serviços básicos. Ainda assim, sublinha, pouco de se sabe sobre o que ali se passa.

O Níger constitui um exemplo de outra nação esquecida. Hilde Johnson indica que o Níger encontra-se sempre em risco de fome. Quaisquer pequenas mudanças de tempo, podem forçar milhares de crianças para uma situação de grave má nutrição.

A UNICEF acentua que a crise financeira global e os preços instáveis dos alimentos fizeram aumentar a pobreza e a má nutrição, ameaçando severamente os progressos que têm sido feitos para as crianças em algumas nações em desenvolvimento.

Relacionados

XS
SM
MD
LG