O Embaixador da França em Angola, Francis Blondet revelou hoje a existência de um mandato internacional de captura emitido contra os independentistas envolvidos no ataque contra a coluna em que seguia a selecção nacional de Togo.
Contactado pela VOA, o ministro sem pasta, Bento Bembe regozijou-se com a noticia, que considera estar na linha da postura que Luanda espera da comunidade internacional e dos seus parceiros.
Entretanto, Bento Bembe ministro sem pasta do governo angolano, que deveria iniciar esta segunda feira uma visita de trabalho a Cabinda, teve que adiar a viagem, por questões ligadas a agenda.
Esta preocupação foi-nos confirmada há instantes por aquele governante angolano.
De realçar que oprograma da sua visita de Bento Bembe àquela conturbada província angolana contempla, entre outras actividades, encontros com o governador Mawete João Baptista, com o procurador provincial, com o comandante da Polícia Nacional, assim como prevê visitar a Unidade Penitenciária do Yabi.
Do procurador da província, disse a fonte, "Bento Bembe" vai receber informações detalhadas em torno da realidade criminal local, bem como ouvir de forma consubstanciada algumas questões que ocorrem na província, na qualidade de ministro acompanhante e que zela pelo direitos humanos".
Já no encontro com o comandante provincial da Polícia Nacional (PN), segundo ainda a fonte, o governante deverá ser informado sobre o estado de manutenção, bem como de questões que se prendem com o índice de criminalidade e ligadas a sua área de operacionalidade.