Links de Acesso

As Últimas de Washington


Obama: Discurso sobre o Estado da União

Espera-se que o Presidente Barack Obama ponha em foco especial a economia do pais durante o seu Discurso de Estado da União, logo à noite, assim como o pedido ao Congresso para o congelamento de muitos programas internos, num esforço tendente a reduzir o crescente défice orçamental do estado americano.

Obama irá proferir o seu discurso via televisiva, à escala nacional, no Congresso numa altura em que as sondagens da opinião pública dos americanos a seu respeito indicam um declínio, enquanto, por outro lado, a taxa do desemprego no país atinge a casa dos 10 por cento.

A Casa Branca tem estado sob pressões contraditórias relativamente a redução das despesas, a criação dos postos de trabalho e a melhoria da economia, na generalidade.

Espera-se ainda que o Presidente Obama aponte, de passagem, os seus esforços no tocante ao terrorismo, assim como a questão da reforma dos programas dos cuidados de saúde.

Guiné Bissau e o FMI

O Fundo Monetário Internacional disse hoje que vai considerar até final do mês de Março um pedido da Guine Bissau de crédito para apoiar um programa de reformas.

Uma missão do FMI terminou uma visita de três dias ao país e num comunicado afirmou que o governo da Guine Bissau estabeleceu um programa de reformas estruturais para os anos de 2010 a 2012 concentrado no fortalecimento das finanças públicas, redução do deficit orçamental e aumentar o emprego através do desenvolvimento do sector privado.

Para tal tinha havido um acordo preliminar sobre a política e objectivos a serem monitorizados no programa que deverá incluir reformas do funcionalismo público e dos sectores militares e de segurança, disse a missão do FMI.

Angola e os investimentos

Sete mil milhões de dólares são o valor de 39 projectos de investimentos hoje aprovados pelo Conselho de Ministros angolano numa reunião extraordinária da sua comissão permanente. A maior parte dos investimentos são nas áreas do comércio, imobiliário, telecomunicações, energia e transportes.

Com efeito cerca de 60 por cento do valor total dos projectos são aplicados nos sectores do comércio, imobiliário, hotelaria e telecomunicações, sendo o agro-alimentar e o agro-pecuário o sector que menos propostas de investimentos receberam.

Os Estados Unidos e o Iémen

Um periódico americano afirma que forças militares e agências secretas americanas estão envolvidas em operações secretas conjuntas com as tropas iemenitas que mataram seis destacados líderes da ala al-Qaida, sediada no Iémen.

A notícia é veiculada pouco antes da conferência internacional em Londres, na quinta-feira, para discutir a luta contra os Talibãs no Iémen.

O jornal Washington Post afirma que o Presidente Barack Obama aprovou as referidas operações secretas conjuntas há seis semanas, adiantando o periódico da capital americana todavia, que os conselheiros americanos não participam nas operações das forcas iemenitas contra os rebeldes, ajudando apenas as suas missões através de fornecimentos de armas e outras formas.

A notícia diz ainda que o Presidente Obama aprovou o ataque do dia 24 de Dezembro a um complexo onde se acreditava que um cidadão americano estivesse reunido com os militantes talibãs.

O cidadão americano não foi morto no assalto, mas que desde então o mesmo foi integrado na lista dos americanos que devem ser mortos ou capturados pelo Comando das Operações Especiais Conjuntas das Forças Americanas.

XS
SM
MD
LG