Agências de auxílio das Nações Unidas afirmaram que muitos sobreviventes do terramoto no Haiti precisam urgentemente de mais tendas e de mais alimentos.
A ONU afirma que precisa com urgência de mais 200 mil tendas familiares para albergar cerca de 1 milhão de pessoas deslocadas pelo tremor de terra antes do inicio da época chuvosa em Abril. As mesmas fontes acrescentaram que apenas uma pequena quantidade dessa tendas se encontra no Haiti.
Igualmente importante: a necessidade de mais alimentos. O Programa Alimentar Mundial, PAM, afirmou que distribuiu 3 milhões de rações ou seja o equivalente a 10 milhões de refeições a 450 mil pessoas.
Contudo a porta-voz do PAM Emília Casela, afirma que isso não é o suficiente. Diz ela que a sua agência necessita urgentemente de dezenas de milhão de refeições prontas a comer para alimentar 2 milhões de pessoas durante 15 dias. " O nosso director executivo, disse ela, apelou a todos os governos através do mundo para que nos dêem todas as rações disponíveis para enviar para o Haiti. A necessidade é muito grande e precisamos delas o mais depressa possível", acrescentou ainda.
Casela acrescentou que o PAM está a alimentar cerca de 100 mil pessoas por dia. Dadas as enormes necessidades afirmou que a agência está a planear alargar as suas operações no Haiti para além dos 6 messes inicialmente previstos.
Disse ainda que o PAM está a reavaliar as projecções de orçamento para fazer frente a essa tarefa.
As Nações Unidas fizeram um apelo de emergência há duas semanas para a angariação de 575 milhões de dólares, mas, até agora apenas receberam 48% desse montante. À margem desse apelo as Nações Unidas receberam também cerca de 740 milhões de dólares em doações. Há igualmente promessas de doações no montante de mais de mil milhões de dólares para apoiar os esforços de socorro e reconstrução no Haiti.