Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


Notícias provenientes de Luanda indicam que a selecção nacional do Togo se retirou da Taça das Nações Africanas de futebol que se inicia amanhã em Angola.

A decisão foi tomada na sequência do ataque contra o autocarro da selecção em Cabinda ontem e que segundo as últimas notícias causou três mortos. Outras notícias afirmam que quatro pessoas morreram. O guarda-redes da selecção togolesa Kossi Agassa disse que o treinador adjunto e o porta-voz da selecção tinham morrido. O motorista angolano também morreu. Outras noticias afirmam ainda que morreu também o guarda-redes suplente da selecção.

O ataque ocorreu poucos minutos depois do autocarro transportando a equipa nacional do Togo ter entrado no enclave de Cabinda sob protecção de uma escolta militar angolana.

Jogadores da selecção togolesa disseram que o ataque durou cerca de 20 minutos.

O grupo separatista FLEC reivindicou responsabilidade. Mas numa entrevista à Voz da América o comandante João Batista da região de Massabi negou que o ataque tivesse tido como objectivo específico a selecção do Togo.

O governo angolano disse que os rebeldes tinham entrado em Cabinda vindos da Republica do Congo para onde fugiram após o ataque

A confederação africana de futebol disse que o torneio vai prosseguir como programado.

Entidades do governo angolano e da CAF estiveram ontem reunidos de emergência para discutir a segurança. O Primeiro-ministro angolano disse á agência de notícias France Press que o ataque ao autocarro da selecção do Togo é "um acto isolado" e está "garantida" a segurança das equipas que participam na Taça das Nações Africana.


Rebeldes Atacam Oleoduto na Nigéria

Uma entidade oficial nigeriana disse que homens armados atacaram um oleoduto operado pela subsidiária Nigeriana da companhia Chevron na região do delta do Níger.

As autoridades disseram desconhecer quem foi responsável pelo ataque.

No passado Oleodutos têm sido atacados pelo Movimento para a Emancipação do delta do Níger, MEND.


EUA Avisam de Perigo em Voos entre Sudão e Uganda

Os Estados Unidos avisaram que "extremistas regionais" poderão estar a planear ataques contra aviões das linhas aéreas do Uganda que viajam entre o sul do Sudão e o Uganda.

Um aviso publicado na página da internet da embaixada americana em Khartum disse haver o potencial de ameaça contra voos entre Juba no Sudão e Kampala, no Uganda.

A embaixada não identificou os possíveis atacantes mas disse que a ameaça é suficientemente séria e que viajantes devem manter-se vigilantes constantemente.

O Sudão vai organizar eleições multi-partidárias pela primeira vez em mais de duas décadas em Abril.

Há contudo crescentes tensões entre o norte e o sul sobre o censo populacional, questões fronteiriças e um referendo sobre a independência do sul do país marcado para 2011.

Vídeo de Bombista Suicida Tornado Público

Um vídeo agora tornado público mostra o homem que alegadamente foi o bombista suicida que matou sete agentes americanos no Paquistão a prometer vingar a morte do antigo líder dos Taliban do Paquistão Baitullah Mehsud.

O vídeo transmitido por uma televisão do Paquistão e pela cadeia Al Jazeera mostra um homem identificado como sendo Humam Khlil Abu-Mular al Balawi vestido com roupas tradicionais afegãs sentado ao lado do novo líder dos Taliban Paquistaneses Hakimullah Mehsud.

Al-Balawi, que se identifica como "o jordaniano" disse que as organizações de espionagem dos Estados Unidos e Jordânia lhe tinham oferecido milhões de dólares para ser espião junto dos Taliban. Mas em vez disso ele teria informado os Taliban sobre essas propostas.

Belawi fez detonar explosivos quando se reuniu com agentes dos serviços de espionagem dos estados Unidos numa base na província de Khost no leste do Afeganistão.

Iraque: Sunitas Ameaçam Boicote de Eleições

No Iraque uma coligação de partido iraquianos, incluindo grupos sunitas, afirmam que os partidos poderão boicotar as próximas eleições parlamentares devido á decisão de se proibir uma proeminente legislador sunita e o seu partido de concorrerem.

No inicio desta semana o Comité parlamentar de Responsabilização e Justiça desqualificou Salah al-Mutlak de participar nas próximas eleições por ter expresso apoio a membros do antigo partido Baath de Saddam Hussein.

Al-Mutlak negou a alegação e prometeu lutar contra a decisão. Um porta-voz de uma coligação de partidos da oposição disse á agência de notícias Reuters que os partidos vão reconsiderar a sua participação nas eleições se o comité reafirmar a sua decisão.

Analistas afirmam que a ameaça de boicote é um revés para os Estados Unidos que esperavam que as eleições servissem para integrar facções da oposição no processo político e para estabilizar o governo iraquiano.

Os sunitas boicotaram na sua maior parte as eleições de 2005.


Presidente Afegão Completa Nova Lista Ministerial

No Afeganistão o Presidente Hamid Karzai está a tentar completar o seu gabinete tendo apresentado uma segunda lista de candidatos ao seu gabinete ministerial.

Karzai entregou ao parlamento hoje Sábado uma lista de 16 novos candidatos para assumir os postos, incluindo Zalmay Rasul como ministro dos negócios estrangeiros.

Os legisladores deverão debater os novos candidatos durante vários dias antes de votarem.

Na semana passada o parlamento afegão rejeitou 17 dos 24 nomes propostos pelo presidente.

No inicio desta semana Karzai deu ordens ao parlamento para atrasar as suas ferias de inverno para poder votar na sua segunda lista de propostas.

Paquistão: Comandante rebelde Suicida-se

No Paquistão as autoridades disseram que um comandante de um grupo militante se suicidou fazendo explodir uma granada para evitar ser preso durante uma operação policial.

Essas fontes disseram que quatro polícias ficaram feridos no incidente que ocorreu em Peshawar.

Por outro lado as autoridades paquistanesas anunciaram também que forças de segurança mataram dois outros comandantes de um grupo militantes durante uma operação na região de Swat.

Entretanto o ministro do interior do Paquistão Rehman Malik disse que o exército não é necessário para garantir a segurança da cidade de Karachi.

Dirigentes locais têm vindo a expressar preocupação que a violência se possa alastrar para a capital comercial do país.

Essa preocupação aumentou quando na Sexta-feira pelo menos oito militantes morreram numa explosão numa casa que usavam como esconderijo.

A polícia disse que dois outros suspeitos foram presos.

Índia Acusa Paquistão de Disprar Sobre Território indiano

Forças de segurança da fronteira da Índia acusaram forças paquistanesas de dispararem pelo menos quatro rockets contra o norte do estado de Punjab.

Entidades oficiais indianas disseram que ninguém ficou ferido no incidente que ocorreu hoje Sábado mas acrescentaram que dois dos rockets explodiram perto de um posto de segurança fronteiriço. Dois outros explodiram num campo de uma aldeia próxima.

As forças indianas disseram ter respondido ao ataque com fogo de metralhadora .

A Índia apresentou também uma queixa oficial a entidades fronteiriças paquistanesas que negaram contudo qualquer responsabilidade pelo incidente.

Esta é a terceira vez nos últimos meses que rockets disparados do Paquistão atingem território indiano.

A índia construiu uma vedação electrificada de 553 quilómetros no Punjab ao longo da sua fronteira com o Paquistão.

Relacionados

XS
SM
MD
LG