Links de Acesso

Últimas de Washington


O governo Americano decidiu reforçar as medidas de segurança relativamente aos passageiros de linhas aéreas provenientes de 14 países na sequência da tentativa de atentado contra um avião americano no dia de Natal.

O departamento de estado americano considera Cuba, o Irão e o Sudão como estados patrocinadores de terrorismo. Igualmente submetidos a medidas de segurança mais rigorosas, os cidadãos do Afeganistão, Argélia, Iraque, Líbano, Líbia, Nigéria, Paquistão, Arábia Saudita, Somália e Iémen.

Estas medidas foram tomadas depois do nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab ter tentado fazer explodir, sem sucesso, o avião da companhia americana "Northwest Airlines" que fazia a ligação Amsterdão-Detroit.

Países ocidentais encerram embaixadas no Iémen


Os Estados Unidos, França e Grã-Bretanha mantiveram hoje encerradas as suas embaixadas no Iémen devido à ameaça de ataques terroristas.

A embaixada americana afirma que as ameaças foram feitas pela filial da al Qaida na península arábica ligada à tentativa gorada de atentado no dia de Natal contra um avião de passageiros americano.

O governo iemenita anunciou entretanto que as suas forças abateram hoje dois elementos daquela organização perto de Sana, a capital.

Afeganistão: Parlamento não vai de férias


No Afeganistão, o presidente Hamid Karzai ordenou ao Parlamento que adiasse as suas férias de Inverno de modo a poder pronunciar-se sobre uma nova lista de potenciais ministros.

Na semana passada, o Parlamento afegão rejeitou grande parte das personalidades escolhidas por Karzai para integrarem o seu novo gabinete.

O presidente afegão emitiu o decreto hoje no âmbito de um parágrafo da constituição que lhe permite convocar sessões extraordinárias do Parlamento.

Jordânia: membro da família real morre no Afeganistão


A Jordânia confirmou que um oficial, membro da família real, morreu num ataque no Afeganistão na semana passada.

O jornal americano "The Washington Post", afirma na sua edição de hoje que aquele oficial é a oitava vítima do ataque que vitimou também 7 funcionários dos serviços secretos americanos numa base da CIA na província de Khost.

Os restos mortais de Sharif Ali Bin Zeid, capitão dos serviços secretos jordanianos, chegaram no fim-de-semana a Amã. O rei Abdullah presidiu às cerimónias em sua homenagem, mas não foram dados mais pormenores.

Filipinas vão treinar tripulantes contra pirataria marítima


O governo das Filipinas vai dar treino anti-pirataria a todos os tripulantes da marinha mercante depois da vaga de ataques junto à costa da Somália.

A partir de 15 de Janeiro os tripulantes só poderão embarcar depois de terem recebido os seus certificados de treino.

As Filipinas fornecem cerca de 500 mil tripulantes ou seja cerca de um terço da mão-de-obra da marinha mercante mundial.

Neste momento os piratas somalis têm em seu poder 12 navios com 200 tripulantes a bordo. 70 dos reféns são filipinos.

Quénia: detidos caçadores de rinocerontes brancos


No Quénia foram detidos 12 pessoas suspeitas de terem estado na origem do abate de 3 raros rinocerontes brancos.

As autoridades quenianas estavam no encalço dos caçadores furtivos desde 28 de Dezembro depois de terem morto uma fêmea de 10 anos de idade no centro do país.

As mesmas fontes afirmam que o ano de 2009 foi um dos piores com cerca de 18 rinocerontes abatidos. Os cornos de rinoceronte têm uma grande procura na Ásia devido à sua utilização na medicina tradicional.

XS
SM
MD
LG