Links de Acesso

EUA e Grã-Bretanha  Encerram Embaixadas no Iémen


Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha decidiram encerrar as suas embaixadas no Iémen devido devido a ameaças da organização al-Qaida na Península Árabe no país.

Uma curta declaração emitida pela embaixada americana em Sana´a não especifica se o encerramento se deveu a ameaças específicas.

A declaração disse que na Quinta-feira a embaixada emitiu uma mensagem para cidadãos americanos no Iémen apelando para que se mantenham vigilantes face "à ameaça contínua de acções terroristas e violência" contra americanos através do mundo.

O vice conselhiero de segurança nacional para questões de terrorismo , John Brennan, disse Domingo que a embaixada americana foi encerrada devido a informações que a al-Qaida está a planear um ataque na capital iémenita, possívelmente contra um edifício de uma missão diplomática.

Numa outro desenvolvimento a Grã-Bretanha concordou com os Estados Unidos em financiar uma unidade contra-terrorista da polícia como parte de novos esforços para se combater a ameaça terrorista desse país na sequência da tentativa de ataque bombista contra um avião civil americano.

O primeiro-ministro britânico Gordon Brown emitiu uma declaração no Sábado afirmando que a Grã-Bretanha e os Estados Unidos vão também cooperar em apoiar a guarda costeira do Iémen.

Brown disse que ele e o presidente americano Barack Obama querem também o alargamento da força de paz na Somália para fazer face ao radicalismo violento na região.

Brown anunciou que vai organizar uma reunião internacional de alto nível sobre o Iémen no final deste mês.

O cidadão nigeriano preso por tentar fazer explodir um avião de passageiros americanos no dia de Natal disse ter sido treinado pela al-Qaida no Iémen.

No Sábado o General americano David Petraeus discutiu a situação de segurança no Iémen com o presidente Ali Abdullah Saleh.

Petraeus, que é comandante paras forças no Iraque e Afeganistão, disse recentemente que os Estados Unidos vão quase que duplicar os 70 milhões de dólares que concedem ao Iémen em ajuda para questões de segurança.

Entidades oficiais iemenitas disseram no Sábado que mais forças de segurança foram enviadas para as províncias do leste do país onde militantes da al-Qaida operam.

Na Sexta-feira o grupo extremista islâmico da Somália al-Shabab disse que estava a enviar combatentes para o Iémen para ajudar a al-Qaida nesse país. O Iémen avisou que não tolerará terroristas estrangeiros no seu território.

Uma destacada entidade da al-Shabab apelou por outro lado a muçulmanos noutros países para se juntarem á luta.

XS
SM
MD
LG