Links de Acesso

As Últimas de Washington


Aeroportos Reforçam Segurança

Aeroportos em todo o mundo estão a reforçar a segurança para os voos para os Estados Unidos, depois de um nigeriano, reivindicando laços com a al-Qaida, ter tentado explodir uma bomba num voo da cidade holandesa de Amesterdão para a cidade americana de Detroit.

Passageiros do voo no dia de Natal disseram ter ouvido um barulho surdo e viram fumo quando Umar Farouk Abdul Mutallab, de 23 anos, tentou sem sucesso detonar um explosivo antes do avião começar a descer. O homem foi imediatamente imobilizado por outros passageiros e a tripulação.

Mutallab é estudante de engenharia numa universidade britânica e disse ter adquirido o pequeno explosivo no Iémen.

Manifestantes Iranianos Confrontam-se com a Polícia

Fontes da oposição iraniana disseram que a Polícia se confrontou com manifestantes anti-governamentais que se concentraram em Teerão durante um feriado muçulmano chiita, tendo usado gás lacrimogéneo para os dispersar.

Testemunhas oculares disseram que alguns dos manifestantes foram agredidos ou presos e que a Polícia partiu os vidros de carros que passavam.

Os confrontos aconteceram um dia depois do clérigo iraniano de linha dura, Ahmad Khatami, ter advertido os activistas anti-governamentais a não usarem o feriado do Ashura para efectuarem manifestações.

No Ashura, os fiéis chiitas assinalam o assassínio no século sétimo do iman Hussein, o neto do profeta Maomé.

Forças Israelitas Usam da Força na Margem Ocidental

Forças israelitas usaram da força na cidade de Nablus, na Margem Ocidental, abatendo três homens suspeitos de terem morto um colono israelita.

Funcionários palestinianos disseram que os três homens foram militantes do movimento Fatah do presidente Mahmoud Abbas e de que os três tinham sido previamente desarmados pelas forças de segurança palestinianas.

Num incidente separado, funcionários israelitas confirmaram a morte de três palestinianos em Gaza, junto à fronteira com Israel, a quem os acusaram de levar a cabo um ataque terrorista. Funcionários palestinianos disseram por seu turno que os três homens estavam apenas a recolher ferro velho.

40 Feridos em Procissões em Caxemira

A Polícia indiana informou que pelo menos 40 pessoas ficaram feridas quando forças de segurança usaram gás lacrimogéneo e bastões para pôr fim a procissões religiosas proibidas na Caxemira indiana.

Centenas de muçulmanos chiitas participaram sábado nas procissões em Srinagar, a capital indiana de Verão, tendo 40 deles sido detidas pela Polícia.

As autoridades na Caxemira indiana proibiram grandes concentrações públicas desde que uma rebelião sangrenta contra o regime indiano na região irrompeu em 1989.

A região montanhosa da Caxemira está dividida entre a Índia e o Paquistão, onde muçulmanos separatistas lutam para que a parte indiana seja integrada no Paquistão.

Líder Tribal Anti-Taliban Assassinado no Paquistão

Funcionários paquistaneses disseram que militantes assassinaram um líder tribal que comandava uma milícia de aldeia que lutava contra militantes Taliban perto da fronteira afegã.

Os funcionários disseram que o corpo decapitado de Gul Mohammad foi encontrado numa estrada no distrito de Bajaur na região tribal noroeste do Paquistão.

Autoridades disseram ter sido encontrada uma nota junto ao corpo advertindo que aqueles que se juntarem à milícia anti-Taliban poderão sofrer o mesmo destino.

Comandante Taliban Morto numa Mesquita

Oficiais da NATO no Afeganistão informaram que um comandante Taliban fortemente armado procurou refúgio numa mesquita antes do início de um tiroteio que o matou.

O comandante Taliban estava a ser procurado por comprar armas, componentes para engenhos explosivos e ajudar a planear vários ataques.

Entretanto, um soldado americano morreu na sexta-feira em consequência da explosão de uma bomba à beira de uma estrada.

Esforços de Paz em Dúvida Após Ataque no Delta do Níger

Esperanças para uma paz duradoura na região nigeriana do Delta do Níger estão a esmorecer depois de um ataque rebeldes a instalações petrolíferas e atrasos no processo de paz.

Mais de 8 mil militantes entregaram as suas armas ao abrigo de um programa de amnistia do governo. Mas a hospitalização do presidente Yar Adua há três semanas atrasou as negociações entre o governo e os rebeldes da região.

O atraso levou o Movimento para a Emancipação do Delta do Níger a efectuar um ataque há uma semana a uma grande instalação petrolífera operada pela Shell e pela Chevron no Estado de Rivers, pondo fim a um acordo de cessar-fogo que o grupo tinha com o governo.

Ásia Recorda Vítimas do Tsunami de 2004

A Ásia fez hoje uma pausa para observar o quinto aniversário do devastador tremor de terra e tsunami em 2004 que matou mais de 230 mil pessoas em cerca de 12 países.

O devastador tsunami de 26 de Dezembro de 2004 destruiu comunidades costeiras inteiras, dizimou famílias, levando tudo pela frente.

O tsunami de 2004 foi causado por um terramoto marítimo com a magnitude de 9 graus ao largo da costa da ilha indonésia de Sumatra.


Relacionados

XS
SM
MD
LG