O comandante do comando central das forces armadas americanas afirmou que o progresso contra a rebelião no Afeganistão será mais lento do que aquando da ofensiva americana no Iraque há dois anos.
O General David Petraeus disse a um comité do congresso que apoia a decisão do Presidente Obama de enviar mais 30.000 soldados para o Afeganistão.
Acrescentou no entanto que a situação no Afeganistão deverá piorar antes de começar a melhorar mas sublinhou que o sucesso é possível.
O General Petraeus disse que a nova política vai permitir que as forças americanas alcancem progressos importantes nos próximos 18 meses.
O general compareceu perante o comité de relações exteriores do senado juntamente com o embaixador americano no Afeganistão Karl Eikenberry.
Entretanto o secretário de defesa americano Robert Gates esteve hoje reunido com comandantes militares americanos no Afeganistão a quem disse que o envio dos reforços lhes vai dar os meios necessários para derrotarem os Talibãs.
Gates visitou o novo quartel-general das forças de combate da NATO no Afeganistão.
Amnistia Internacional Acusa Polícia Nigeriana de Massacres
A organização de direitos humanos Amnistia Internacional disse que na Nigéria a polícia mata todos os anos rotineiramente centenas de civis e suspeitos de envolvimento em crimes.
Num relatório hoje publicado a Amnistia Internacional acusa a polícia nigeriana de violações descaradas de direitos humanos que incluem assassinatos extra judiciais, tortura e desaparecimentos.
O relatório disse que 857 assaltantes á mão armada foram mortos e 53 outros feridos em 2008.
Lucy Freeman daquela organização disse que matar assaltantes é agora uma prática comum e que a polícia fornece essa informação para mostrar que está a fazer um bom trabalho.
A Amnistia Internacional apelou à polícia nigeriana para usar da força letal apenas quando isso for estritamente necessário para proteger a vida.
Um porta-voz da polícia nigeriana descreveu o relatório de desequilibrado acrescentando que o documento não menciona o facto que centenas de polícias morrem todos os anos no exercício das suas funções. O porta-voz disse que mortes causadas pela polícia são sempre investigadas.
Europeus Raptados em Boa Saúde – Al Qaida do Norte de África
Um grupo ligado à Al Qaida que opera no norte de África disse que quatro cidadãos europeus que estão em seu poder estão de boa saúde.
O grupo disse que os quatro estão a ser tratados de acordo com a lei islâmica.
Na terça-feira o grupo tinha reivindicado responsabilidade pelo rapto de um cidadão francês no Mali e três espanhóis na Mauritânia.
Piratas Somalis Desviam Mais Um Navio
A força anti - pirataria da União Europeia disse que piratas somalis desviaram mais um navio.
Trata se de um navio de pescas paquistanês com 29 tripulantes a bordo.
O barco foi desviado a cerca de 660 quilómetros ao nordeste da Somália.
Piratas têm actualmente em seu pode 11 navios e 283 reféns.
Guiné Conackry: Governo Militar Suspende Negociações Com Oposição
O governo militar da Guiné Conackry suspendeu conversações com grupos da oposição enquanto o seu dirigente estiver a recuperar do tratamento em Marrocos de ferimentos recebidos numa tentativa de assassinato.
O ministro para a democracia e desenvolvimento, o Coronel Moussa Keita, disse que o governo decidiu retirar-se das negociações a decorrerem no Burkina Faso até o Capitão Moussa Dadis Camara ter recuperado o suficiente para regressar ao trabalho na Guiné.
Num discurso na televisão estatal Keita assegurou que o governo militar não estava a abandonar o diálogo regional que visa resolver a crise política do país.
Um dirigente da oposição acusou o governo de se retirar das negociações para permanecer no poder.
Mamadou Bah Baadiko das Forças da União Democrática apelou ao prosseguimento das negociações.
Dirigentes da oposição apelaram ao Capitão Camara e a outros dirigentes militares para se demitirem.
Antes do Capitão Camara ter sido ferido a tiro no atentado a junta tinha afirmado que este deve fazer parte de qualquer governo de transição.
Ambiente: EUA Anunciam Estratégia
A agência de protecção do ambiente dos Estados Unidos anunciou uma estratégia dupla para a redução das emissões de carbono que sublinha a necessidade de cooperação entre o governo do presidente Barack Obama e o congresso dos Estados Unidos.
Falando na conferência sobre o clima em Copenhaga a directora daquela agencia Lisa Jackson disse que a decisão do seu departamento de regulamentar as emissões de carbono são uma tentativa de encorajar os esforços do congresso para fazer face ao aquecimento global. Jackson disse que a decisão não é uma tentativa de se ignorar o congresso.
O debate no senado americano sobre legislação impondo cortes específicos às emissões de gás que causam o efeito de estufa encontra-se actualmente no impasse.
A agência de protecção do ambiente decidiu Segunda-feira que dados científicos demonstram que as emissões de carbono são uma ameaça clara á saúde dos americanos e como tal devem ser regulamentadas.
A decisão dá á agencia o poder de regulamentar essas emissões sem a aprovação do congresso.
Obama a Caminho da Noruega para Receber Prémio Nobel
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama parte hoje para a Noruega onde vai receber o Prémio Nobel da Paz.
Uma nova sondagem á opinião pública americana indica que a esmagadora maioria dos americanos – 66 por cento - pensam que o presidente, que está no cargo há menos de um ano, não merece o prémio.
Obama disse anteriormente ter ficado profundamente emocionado por ter ganho o prémio que vê não como o reconhecimento dos seus sucessos mas sim da liderança americana em nome das aspirações dos povos de todo o mundo.
Alguns críticos têm mencionado o paradoxo de um presidente a conduzir guerras no Afeganistão e Iraque ter recebido o prémio Nobel da paz.
A Casa Branca disse que Obama vai falar da guerra no Afeganistão no seu discurso e abordar ainda o facto de estar a receber o prémio poucos dias depois de anunciar o envio de mais de 30.000 soldados americanos para o Afeganistão.
Israel: Parlamento Quer Referendo para Ceder Terra.
O Parlamento israelita aprovou preliminarmente um projecto de lei que requer um referendo á escala nacional antes de se ceder território anexado como parte de um acordo de paz.
A lei foi aproveitada numa primeira leitura por 68 votos contra 22. Tem que ser aprovada mais duas vezes antes de se tornar lei.
A proposta requer que governos israelitas convoquem um referendo sobre qualquer acordo de paz que envolva uma retirada de território que Israel considere estar sob sua soberania.
Ao abrigo da lei não seria contudo preciso um referendo sobre qualquer acordo que envolva a entrega de terra se isso for aprovado por dois terços do parlamento.
Iraque: Parlamento Quer Explicações pelos Ataques Bombistas
Um dia depois de uma série de ataques bombistas ter causado a morte de 127 pessoas em Bagdad o primeiro ministro do Iraque Nouri al-Maliki apelou aos iraquianos para permanecerem pacientes e firmes.
Legisladores iraquianos exigiram que dirigentes ligados á segurança compareçam amanhã perante o parlamento para explicar como é que os bombistas conseguiram penetrar a capital.
Desde Agosto já se registaram três grandes ataques em Bagdad.
Os parlamentares querem explicações do ministro do interior, do ministro da defesa e do director de operações militares na zona de Bagdad.
O ataque de Terça-feira teve como alvo um escritório do ministério das finanças, o ministério do trabalho e um tribunal.
Entidades oficiais afirmam que mais de 400 pessoas ficaram feridas.
Ninguém reivindicou responsabilidade pelo ataque mas entidades dos serviços de segurança culparam os ataques em terroristas ligados à Al Qaida e membros do Partido Baath.
Paquistão: Rebeldes Atacam Escolas
Entidades oficiais paquistanesas disseram que rebeldes dinamitaram duas escolas para rapazes na região de Khyber no noroeste do país.
As explosões destruíram os principais edifícios das escolas.
As fontes disseram que ninguém ficou ferido nos ataques em Bara a cerca de 20 quilómetros a sul da cidade de Peshawar.
Ninguém reivindicou responsabilidade pelos ataque mas um destacado funcionário governamental local acusou forças aliadas dos Taliban e a organização Lashkar e Islam de responsabilidade.
A al qaida e militantes ligados aos Taliban já destruíram centenas de escolas através do país mas na maior parte dos casos os alvos têm sido escolas para raparigas.
O exército do Paquistão disse entretanto que na sua ofensiva na região tribal do Waziristão do sul já foram mortos 589 militantes e 79 membros das forças militares.