Links de Acesso

Últimas de Washington


Na Rússia as autoridades prenderam o dono e o gerente de um clube nocturno onde pelo menos 109 pessoas morreram num incêndio no Sábado.

Entidades oficiais disseram que os dois homens foram presos sob acusação de violarem medidas de segurança no seu clube nocturno na cidade de Perm.

O incêndio começou num tecto de plástico quando estava a ser usado chamado fogo de artificio frio que geralmente tem temperaturas mais baixas que o fogo de artificio normal.

Pelo menos 134 pessoas ficaram feridas no incêndio.

Entidades oficiais disseram que o gerente do clube ignorou repetidos avisos para obedecer às medidas de segurança obrigatórias em clubes.

O presidente russo Dmitry Medveded acusou os alegados responsáveis de "não terem nem cérebros nem consciência".

Os ministros da emergência, interior e desenvolvimento social já chegaram á cidade de Perm situada na região dos Urais em Moscovo para coordenar as investigações e ajuda aos feridos.

Perm tem uma população de cerca de um milhão de pessoas e está localizada a 1.200 quilómetros de Moscovo.


Dirigente Militar da Guiné Conackry Recebe Tratamento em Marrocos

O vice presidente da Guiné Conackry Sekouba Konate regressou ao país cancelando uma viagem ao estrangeiro após o presidente ter sido ferido a tiro por um dos seus ajudantes.

Uma entidade governamental disse que Konate vai assumir a chefia do conselho militar que controla o país.

O general Sekouba Konate é um dos vice presidentes do país e é também ministro da defesa. É considerado um colaborador muito próximo do presidente Moussa Dadis Camara.

Konate regressou a Conackry do Libano onde se encontrava de visita.

Conackry encontra se calma e tropas estão a patrulhar a cidade.

O ministro das comunicações disse que o General Konate vai assumir a liderança do conselho militar que governa o país.

O Capitão Moussa Dadis Camara está a receber tratamento num hospital em Marrocos.

Sexta-feira o presidente do Burkina Faso Blaise Campaore que tem servido de mediador entre o dirigente militar e a oposição, descreveu o estado de saúde do capitão Camara como "difícil mas não desesperada".

Contudo dirigentes da Guiné Conkary próximo do líder militar disseram que este não foi gravemente ferido. O ministro das comunicações disse que o capitão Camara mateve reuniões antes de partir para Marrocos.

É a primeira vez que Camara deixa o país desde que assumiu o poder num golpe de estado o ano passado.

As autoridades acusaram soldados leais ao ajudante de campo do capitão Camara, o tenente Aboubacar Sidiki Diakite de serem responsáveis pelo atentado.

Grupos de direitos humanos acusam Diakite, conhecido também por Toumba de ser o responsável pela repressao sangrenta de manifestantes anti-governamentais em Setembro em que dezenas de pessoas morreram.

Desconhece se o paradeiro de Diakite.

Soldado da ONU Morto em Darfur

Um terceiro soldado ruandês das forças de paz na ONU morreu na sequência de uma emboscada na região ocidental de Darfur.

A emboscada ocorreu Sexta-feira perto de um mercado na cidade de Saraf Omra no norte do território.

Um porta-voz da missão da ONU em Darfur disse que se desconhece quem levou a cabo o ataque e as razões do mesmo. O porta-voz indicou que os atacantes poderiam estar a tentar roubar os veículos dos soldados da ONU.

Os combates em grande escala diminuíram em Darfur mas continuam a registar-se roubos e violência entre grupos étnicos rivais e grupos rebeldes que combatem entre si.

Desde Janeiro de 2008 já morreram na região 20 membros das forças de paz da ONU

Somália Quer Ajuda Como a do Afeganistão

O primeiro ministro da Somália pediu ao presidente Barack Obama dos Estados Unidos para aplicar os seus planos para o Afeganistão no seu país.

Numa carta publicada Sábado no jornal britânico Times, Omar Sharmarke disse que o plano de Obama para o Afeganistão anunciado Terça-feira é uma mudança fundamental no apoio internacional a países com problemas.

O chefe do governo somali disse que o seu país precisa de ajuda idêntica para restaurar um governo efectivo e treinar forças de segurança, policiar as águas somális para assegurar que apenas somalis beneficiam do peixe, petróleo e gás e para lançar programas de treino e educação para jovens.

Sharmarke disse que o caos e conflito que afectam a Somália desde que o governo central caiu em 1991 podem parecer sem solução mas podem ainda ser resolvidos.

Chefe do Governo Indiano Vai á Conferência de Copenhaga

O primeiro ministro indiano Manmohan Singh anunciou que vai participar na próxima cimeira sobre mudanças climatéricas a realizar em Copenhaga.

A Índia é um dos principais emissores de dióxido de carbono, um gás que causa o efeito de estufa que muitos consideram ser responsável pelo aquecimento global.

O governo indiano prometeu recentemente reduzir as emissões desse gás entre 20 e 25 por cento até 2020 em comparação com os níveis de 2005

Por outro lado o Presidente dos Estados unidos Barack Obama mudou a data de participação na conferência sobre o clima de Copenhaga.

Obama decidiu participar no último dia da conferência devido ao que a Casa Branca diz serem progressos para um acordo significativo.

O presidente Obama tinha originalmente planeado visitar Copenhaga no inicio da reunião mas na Sexta-feira o seu porta-voz disse que ele iria atrasar a viagem para estar presente no final da conferencia quando outros dirigentes mundiais vão estar presentes.

O porta-voz disse que o presidente americano acredita que a liderança americana terá mais impacto no final da conferência a 18 de Dezembro.

O porta-voz disse que se estavam a realizar progressos para um acordo significativo em Copenhaga pelo qual todos os países se comprometem a tomar medidas contra o que chamou de "ameaça global das mudanças climatéricas".

Afeganistão: Ofensiva Contra Talibã

Cerca de 1.000 fuzileiros americanos e tropas britânicas e ainda cerca de 150 soldados afegãos estão a avançar numa região chave controlada pelos Talibã no sul do Afeganistão.

Um porta-voz dos fuzileiros disse que os objectivos são rotas de abastecimento e a própria presença dos Talibã na zona.

A operação foi lançada no vale de Now Zad na província de Helmand.

O governador da província disse a jornalistas que quatro militantes Talibã foram mortos no primeiro dia de operações e que centenas de minas e explosivos foram capturados.

Não há notícias de baixas entre as forças internacionais e afegãs.

Now Zad foi em tempos a segunda maior cidade em Helmand mas encontra-se praticamente vazia devido á fuga dos seus residentes. Os combatentes talibãs usam agora a zona para transportar drogas, armas e combatentes.

Autoridades Iranianas Avisam Oposição

No Irão as autoridades avisaram que tomarão medidas duras contra quaisquer manifestações na Segunda-feira dia em que se comemora o Dia Nacional do Estudante.

O dirigente do poderoso Conselho dos Guardiões avisou activistas da oposição para não se manifestarem nesse dia afirmando que essas manifestações iriam agradar ao inimigo do Irão, nomeadamente os Estados Unidos.

Num sermão na Universidade de Teerão o Aytollah Ahmad Jannati disse que o movimento estudantil é por natureza anti-americano pelo que o Dia Nacional do estudante deve reflectir essa posição. O dia assinala a morte de três estudantes mortos a 7 de Dezembro de 1952 pelas forças de segurança do Xá cujo governo era apoiado pelos Estados Unidos.

Os meios de informação iranianos citaram o chefe da polícia de Teerão como avisando activistas para não levarem a cabo ajuntamentos ilegais. Aquele oficial disse não esperar problemas.

Contudo páginas da internet disseram Sábado que grupos da oposição estão a planear novas manifestações contra o presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Lei Marcial Decretada em Província Filipina

Na sequência de um massacre na semana passada de 57 pessoas, as autoridades filipinas declararam a lei marcial numa província do sul do país e prenderam o patriarca de um poderoso clã da região.

Entidades governamentais disseram que a Presidente Gloria Arroyo suspendeu os direitos cívicos na província de Maguindanao no Sábado o que permite que sejam efectuadas prisões sem mandatos de captura.

Essas fontes disseram que soldados prenderam Andal Ampatuan Senior e um dos seus filhos na localidade de Maguindanao. Outros dos filhos de Ampatuan já estava detido por alegadas ligações ao massacre.

Mais de 100 soldados e dezenas de polícias passaram buscas a casas da família Ampatuan na Sexta-feira.

O clã Ampatuan governa a província de Maguindanao no sul do país há mais de uma década.

No massacre de 23 de Novembro cerca de 100 homens armados atacaram e massacraram uma coluna de eleitores que viajava para registar o politico Esmael Magundadatu como candidato a governador pondo assim em causa o controlo do poder pelo clã Ampatuan.

Rei da Tailandia Aparece em Público

O rei Bhumibol Adulyadej da Tailândia compareceu em público hoje Sábado pela primeira vez em mais de um mês para participar numa cerimónia a assinalar o seu octogésimo aniversário.

O rei deixou o Hospital Siriraj em Banguecoque numa cadeira de rodas e acenou a milhares de pessoas vestidas de cor de rosa.

Em declarações a diversos dignitários no palácio real de Banguecoque o rei Bhumibol apelou á unidade no seu país que tem sido abalado por manifestações anti-governamentais.

O palácio real diz que o rei sofre de uma inflamação dos pulmões e não está em perigo de vida.

XS
SM
MD
LG