Links de Acesso

Casamance: O Reaparecimento da Guerrilha


No Sul do Senegal, mais concretamente a sua conturbada província do Casamance, nos últimos meses, registarm-se alguns dos piores confrontos armados dos últimos anos, na guerra que opõe os separatistas do Movimento das Forcas Democráticas do Casamance e as forças governamentais senegalesas.

A intensidade dos combates atingiu proporções nunca antes vistas ao ponto de ter deixado deserta uma pequena localidade rural, com os agricultores a abandonarem as suas culturas por razões de segurança.

A nova onda de ataques, levou cerca de 200 manifestantes as ruas de Ziguinchor, a cidade capital daquela província do Senegal, alguns deles empunhando cartazes onde se podia ler "Estamos Cansados da Guerra".

Mas, para nos ajudar a compreender as razões de fundo desse reaparecimento da guerrilha independentista no Casamance, com reflexos sintomáticos a nível dos países da região, a saber-se a Gâmbia e a Guiné-Bissau, neste nossa rubrica Temas e Debates, entrevistamos em exclusivo François Djata, o comandante de uma das alas armadas do Movimento das Forcas Democráticas do Casamance.

Djata recorde-se que foi, por sinal, o chefe da guerrilha independentista do Casamance a aliar-se a rebelião armada de 1998, liderada pelo brigadeiro Ansumane Mané, contra as tropas do então presidente Nino Vieira, estas apoiadas pelas forças militares do Senegal e da Guiné- Conackri.

Relacionados

XS
SM
MD
LG