Links de Acesso

Renamo Fala de Presumível Conspiração


As acusações foram feitas em Nampula, no Norte de Moçambique, onde o líder da Renamo fixou residência, saindo da capital do país, Maputo.

E foram feitas por um antigo comandante do ex-movimento rebelde mocambicano e actual Chefe da Força de Protecção pessoal de Afonso Dlhakama.

Simão Bute convocou a imprensa esta semana para denunciar uma alegada operação secreta que visa sequestrar o Presidente da Resistência Nacional Moçambicana, principal partido da oposição em Moçambique.

Uma acusação prontamente desmentida pelo Ministério do Interior.

Falando nesta quinta-feira à Voz da América, num contacto telefónico a partir de Nampula, o Vice-Ministro do Interior, José Mandra, disse que a declarações de Bute não fazem absolutamente nenhum sentido.

A Renamo diz que o Comando-Geral da Polícia fez despachar nos últimos dias para Nampula homens e meios de combate. Que há, naquela região nortenha moçambicana, contingentes das Forças de Intervenção Rápida e elementos dos Serviços de Informação e Segurança do Estado, SISE.

Tudo para reprimir as manifestações anunciadas pelo partido de Afonso Dlhakama, que quer, dessa maneira, repudiar os resultados das eleições presidenciais, legislativas e para as assembleias provinciais realizadas no passado dia 28 de Outubro, no país.

Eleições ganhas pela Frelimo e o seu candidato presidencial, Armando Emílio Guebuza.

Uma vitória no entanto contestada pela Renamo que fala em fraudes generalizadas, tendo inclusivamente o líder da perdiz, Afonso Dlhakama, declarado que iria incendiar o país.

O Vice-Ministro do Interior já deixou claro que a Polícia não vai tolerar desordem pública.

Se as manifestações não forem legais, a Polícia irá agir, vincou José Mandra, na entrevista concedida à nossa estação emissora.

E o Vice-Ministro reconheceu que há mais meios operativos, em Nampula. Mas, como disse, não é nada de anormal.

O que lá existe, segundo José Mandra, são cinco viaturas novas entregues ao Comando Provincial da PRM, no quadro de um programa de alocação de meios que inclui outras províncias do país.

XS
SM
MD
LG