Links de Acesso

Promover o Comércio Livre e a Livre Movimentação de Pessoas


O Mercosul, ou o Mercado Comum do Sul Americano, é um mercado de comércio regional criado em 1991, pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O objectivo é o de promover o livre comércio e a livre movimentação de pessoas, bens e moedas.

A Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru tem estatuto de membros associados. A 17 de Junho de 2006, a Venezuela assinava um acordo de adesão, mas para se tornar membro de pleno direito tem que ter a sua entrada ratificada pelos parlamentos do Paraguai e do Brasil, processo que decorre neste momento.

Se for aprovado pela plenária do senado só restaria o Paraguai aprovar para concretizar a entrada da Venezuela no bloco económico.

O governo do presidente pernambucano Luiz Inácio "Lula" da Silva deseja a entrada do país vizinho. Uma entrada que, prevê ele, iria fortalecer o Mercosul e a integração latino-americana e contribuiria para o avançar das ambições brasileiras de liderança regional.

Thomaz Alvarez, investigador do Conselho de Assuntos Hemisféricos falou-nos dos benefícios da entrada da Venezuela no Mercosul.

Além dos prós, existem contras na entrada da Venezuela. A oposição no senado brasileiro preocupa-se com o pendor antidemocrático do regime liderado por Chávez. Este facto pode entrar em conflito com a cláusula democrática do texto de criação do Mercosul.

O Matt Costa conversou com o investigador Thomaz Álvares de Azevedo e Almeida do Conselho dos Assuntos Hemisféricos sobre a adesão da Venezuela ao bloco comercial Mercosul. Ouça a entrevista.

Relacionados

XS
SM
MD
LG