Links de Acesso

Obama na China


O presidente Obama encontrou-se, esta segunda-feira, com o seu homólogo chinês em Pequim, depois de ter enfatizado a importância da liberdade de informação e respondido a perguntas de estudantes universitários numa reunião em Xangai.

A primeira etapa da visita do presidente norte-americano Barack Obama em Pequim foi um encontro com o presidente da China, Hu Jintao, na Casa de Hóspedes de Estado de Diaoyutai para conversações e um jantar.

Ao princípio do dia, o presidente Obama falara com estudantes universitários numa sessão de perguntas e respostas em Xangai, a capital comercial da China. Obama sublinhou a importância da cooperação China-Estados Unidos para enfrentar desafios globais.

“Sabemos que mais pode ser ganho quando grandes potências cooperam em vez de quando colidem. “

O presidente Obama afirmou que os países devem-se respeitar uns aos outros e que um país não deve impor o seu sistema de governo a outro. Mas ao mesmo tempo, tornou claro que falará a favor do que os americanos consideram serem as liberdades humanas básicas.

“Essas liberdades de expressão e religião, de acesso à informação e participação política, acreditamos serem direitos universais. Devem estar ao alcance de todas as pessoas.”

Obama disse também que se opõe às restrições do governo chinês ao acesso à Internet, sobretudo a algumas páginas de notícias internacionais e sociais.

“Sou um grande adepto da tecnologia e sou um grande adepto da abertura ao livre fluxo da informação.”

Por outro lado, o presidente Obama disse aos estudantes universitários chineses pensar que redes terroristas como a al Qaida continuam a colocar uma grande ameaça à segurança dos Estados Unidos.

O presidente Obama volta a reunir-se terça-feira com o presidente Hu Jintao e outros líderes chineses. Os assuntos na mesa incluem as mudanças climáticas, comércio, a Coreia do Norte e o Irão. Elementos da Casa Branca disseram que Obama levantará em privado vários assuntos de direitos humanos com líderes chineses.

O dirigente norte-americano encontra-se a efectuar a sua primeira visita à China. Para além das reuniões de alto nível, ele deverá visitar dois dos mais famosos locais turísticos do país – a Cidade Proibida, onde viveram os imperadores chineses, e a Grande Muralha da China.

XS
SM
MD
LG