Links de Acesso

Últimas de Washington


A administração Obama anunciou que o alegado cérebro dos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001 contra os Estados Unidos, Khalid Sheik Mohammed, será julgado num tribunal civil em Nova Iorque juntamente com 4 outros réus.

O presidente americano Barack Obama, de visita ao Japão, salientou que Mohammed será submetido aos padrões de justiça mais exigentes.

Mohammed e os outros réus têm vindo a responder às acusações perante uma comissão militar americana na base militar americana de Guantanamo em Cuba.

Irão: Fundação resiste a tentativas de confiscação


Uma organização sem fins lucrativos acusada de manter ligações ao governo iraniano afirmou que vai opor-se às tentativas do governo americano para confiscar as suas propriedades incluindo várias mesquitas e um arranha-céus em Nova Iorque.

O governo federal americano deu ontem inicio aos procedimentos legais para confiscar as propriedades da Fundação Alavi.

Um advogado daquela organização afirmou que a Fundação tem vindo a cooperar inteiramente desde o inicio da investigação e que estava desapontada com a decisão do governo.

A Fundação Alavi é acusada de ter transferido ilegalmente milhões de dólares para um banco iraniano que está a financiar o programa nuclear de Teerão.

China forneceu urânio enriquecido ao Paquistão


O jornal americano "The Washington Post", afirma na sua edição de hoje que em 1982 a China forneceu ao Paquistão urânio enriquecido suficiente para a fabricação de duas bombas nucleares.

O jornal acrescenta que o governo americano sabe da transacção há décadas e que a informação agora publicada deriva de documentos redigidos por Abdul Qadeer Khan, o pai do programa nuclear paquistanês que se encontra sob prisão domiciliária no seu país por causa das suas actividades de proliferação nuclear.

O "Washington Post" afirma ainda que para além do urânio a China deu ao Paquistão os planos necessários para a fabricação das suas primeiras armas nucleares.

Paquistão: explosões matam 16 pessoas


No Paquistão, a explosão de 2 carros armadilhados matou pelo menos 16 pessoas ferindo dezenas de outras.

O primeiro incidente ocorreu em Peshawar junto às instalações dos serviços secretos paquistaneses.

Cerca de uma hora depois outro carro armadilhado explodiu junto de uma esquadra da polícia no distrito vizinho de Bannu.

Aquela região faz fronteira com a região tribal paquistanesa do Waziristão do Norte um bastião da al-Kaida e dos Talibãs.

Zimbabué: libertados líderes sindicais


No Zimbabué vários líderes sindicais foram libertados depois de 4 dias de prisão acusados de se terem reunido sem a autorização prévia da polícia.

Aqueles líderes tinham sido detidos no domingo durante um encontro do congresso dos sindicatos zimbabueanos. Entre os dirigentes contava-se o presidente do sindicato, Lovemore Matembo.

Os sindicalistas foram libertados depois de um tribunal ter concluído que não necessitavam de uma autorização para realizar o encontro.

A lei zimbabueana restringe as reuniões públicas mas isenta especificamente os sindicatos.

Guiné-Conacri: Detido filho de Lansana Conté


O governo da Guiné-Conacri acusou formalmente um segundo filho do ex-presidente Lansana Conté de envolvimento em tráfico de drogas.

Moussa Conté e 3 dos seus associados foram detidos em Agosto passado.

O seu irmão Osmane Conté tinha sido detido em Fevereiro passado sob a mesma acusação.

O governo militar guineense prometeu recentemente reprimir as organizações de traficantes que usam o país como placa giratória das drogas com destino à Europa.






XS
SM
MD
LG