Links de Acesso

Últimas de Washington


Uma alta entidade da Casa Branca afirmou que o presidente Barack Obama pediu aos seus conselheiros de segurança nacional para que revejam as alternativas para a estratégia americana no Afeganistão.

A mesma fonte acrescentou que o presidente pretende apurar quando é que as forças americanas poderão passar a responsabilidade da segurança no país para as mãos do governo afegão.

Disse ainda que o presidente americano pretende deixar bem claro junto do seu homólogo afegão Hamid Karzai que a presença americana no país tem um horizonte temporal.

A decisão do presidente Obama verificou-se depois do embaixador americano em Cabul Karl Eikenberry ter manifestado sérias reservas acerca do envio de mais tropas americanas para o Afeganistão.

Comissão eleitoral quer adiamento das eleições palestinianas

A comissão eleitoral palestiniana recomendou o adiamento das eleições legislativas e presidenciais programadas para Janeiro próximo.

A comissão salientou hoje numa conferência de imprensa que a votação não poderia ter lugar nessa altura na faixa de Gaza sob o controlo da organização Hamas.

No mês passado, o presidente palestiniano Mahmoud Abbas marcou o dia 24 de Janeiro como data para as eleições.

Abbas tinha contudo afirmado anteriormente que estaria disposto a adiar a votação até Junho próximo se fosse alcançado um acordo de unidade com o grupo militante Hamas.

Casa Branca analisa modos de lutar contra desemprego


Aqui nos Estados Unidos, o presidente Barack Obama, afirmou que vai realizar uma cimeira sobre empregos no próximo mês para explorar novas ideias para combater o desemprego.

No passado mês de Outubro a taxa de desemprego na América atingiu 10,2%, o valor mais elevado dos últimos 26 anos.

Obama afirmou que vai convidar directores de empresas, líderes sindicais, proprietários de pequenas empresas e economistas para conversações na casa Branca sobre os modos de criar mais empregos.

Obama inicia périplo asiático


O presidente americano Barack Obama já partiu de Washington para o seu primeiro périplo oficial pela Ásia.

À sua partida da capital americana, Obama afirmou que vai debater estratégias para o crescimento que sejam equilibradas e amplamente partilhadas.

O presidente americano acrescentou que no âmbito dessas estratégias a prosperidade através do Mundo deve deixar de ser tão dependente do consumo americano e mais ligada às inovações e produtos americanos.

O périplo asiático de Barack Obama começará no Japão deslocando-se de seguida a Singapura para participar na cimeira dos países da região Ásia-Pacífico. Visitará também Xangai e Pequim na China e Seoul na Coreia do Sul.

Nepal: maoistas querem demissão do governo


No Nepal, dezenas de milhar de maoistas desceram hoje às ruas da capital para uma das maiores manifestações anti-governamentais dos últimos meses.

Os manifestantes, que exigiam a demissão do governo, bloquearam o acesso à sede do executivo em Kathmandu e a polícia recorreu a gás lacrimogéneo para dispersar a multidão.

As manifestações começaram em Maio passado depois do líder maoista Prachanda se ter demitido do cargo de primeiro-ministro devido a desentendimentos como o presidente Ram Yadav.

Gana : 15 pessoas morrem em desabamento de mina de ouro


No Gana, pelo menos 15 pessoas morreram devido ao desabamento de uma mina de ouro ilegal.

O acidente ocorreu na localidade de Dompoase e grande parte das vítimas eram mulheres.

A polícia local afirmou que cerca de 30 pessoas estavam a trabalhar dentro da mina quando a mesma desabou. Acrescentou que o número de vítimas poderia aumentar.

Quénia: polícia abate 9 Mungiki


No Quénia, a polícia abateu a tiro 9 supostos membros do sindicato do crime conhecido por Mungiki.

O chefe da polícia queniana afirmou que a operação decorreu ontem em Nairobi e acrescentou que vão continuar as operações até que sejam detidos todos os membros da organização.

Os Mungiki são acusados de cometerem extorsão, raptos e assassinatos. De referir que as Nações Unidas e organizações de defesa dos direitos humanos criticaram a polícia queniana por assassinatos à margem da lei nas suas operações de repressão daquela organização.





XS
SM
MD
LG