Links de Acesso

As Últimas de Washington


Câmara aprova reforma de saúde

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou, por apenas cinco votos, o plano de reforma do sistema de saúde proposto pela administração norte americana, naquela que foi a primeira grande vitória do presidente Barack Obama no Congresso.

A reforma, considerada histórica, foi aprovada com 220 votos favoráveis e 215 contra, numa maratona que durou mais de doze horas. O projecto terá agora de ser aprovado no Senado.

O pacote legislativo visa alargar os cuidados de saúde a 96 por cento da população norte-americana, abrangendo pela primeira vez 36 milhões de pessoas que até agora não tinham acesso a qualquer seguro de saúde.

Para garantir a adopção da proposta, a Câmara adoptou antes uma emenda avançada por um grupo de democratas anti-aborto que visa reforçar a proibição do uso de dinheiros públicos para realizar interrupções de gravidez, excepto em casos de violação, incesto ou quando a vida da mãe está em perigo.

China empresta a países africanos

A China revelou que vai emprestar, nos próximos três anos, a países africanos dez mil milhões de dólares a taxas favoráveis.

O primeiro ministro chinês Wen Jiabao fez o anúncio no Egipto na abertura de um Fórum de Cooperação China África.

O chefe do governo de Pequim sublinhou que a China vai cancelar as divididas de alguns dos países africanos mais pobres, e prometeu ajudar a construir uma centena de projectos de energia limpa no continente.

Baixa nas trocas comerciais da China com Angola

As trocas comerciais entre as repúblicas de Angola e da China, nos primeiros meses de 2009, registaram uma baixa a volta dos 50 porcento, em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo deu a conhecer em Luanda, o embaixador chinês, Zhang Bulon.

O diplomata acrescentou que as trocas entre os dois países foram bastante afectadas pela crise financeira mundial.

O diplomata referiu que no que toca a balança comercial nos primeiros seis meses rondou os cerca de 5, 7 mil milhões de dólares, muito abaixo da cifra de 2008 para o mesmo período que era acima dos 10 biliões de dólares.

Equipa medica portuguesa em Cabo Verde

Uma equipa de quatro médicos e quatro enfermeiros portugueses partiu para Cabo Verde para ajudar as autoridades de saúde locais a enfrentar uma epidemia de dengue que já matou seis pessoas.

A decisão de enviar a equipa foi tomada pelo Governo português em resposta ao apelo lançado pelas autoridades cabo-verdianos para auxílio internacional no combate ao surto de dengue, que afecta mais de nove mil pessoas.

A Assistência Médica Internacional (AMI) deverá igualmente enviar em breve uma equipa.

Paquistão – Morte de autarca

Pelo menos 12 pessoas morreram e 26 ficaram feridas num ataque suicida junto a um mercado na cidade de Azai, perto de Peshawar.

O ataque aconteceu quando um bombista suicida se fez explodir dentro de um carro armadilhado perto do mercado e da residência de Absul Malik, o autarca de Azadai que foi uma das vítimas mortais do incidente.

O ataque foi reivindicado por islamistas e de acordo com as autoridades locais tinha como objectivo assassinar o autarca.

Afeganistão: Segurança não antes de 2014

O principal responsável pelas tropas britânicas no Afeganistão indicou não acreditar que as forças afegãs sejam capazes de assumir a segurança do país antes do ano de 2014, ou seja um ano mais tarde do que a previsão dos Estados Unidos.

O marechal do Ar Jock Stirrup descreveu o calendário dos Estados Unidos e do comandante da NATO como sendo optimista.

Relacionados

XS
SM
MD
LG