Links de Acesso

Afeganistão: Ataque Aéreo da NATO Mata  Forças Governamentais


O Afeganistão disse que sete membros das forças de segurança foram mortos por engano num ataque aéreo da NATO na parte ocidental do país.

O ministério da defesa afegão disse que quatro soldados afegãos e três polícias foram mortos num ataque aéreo sexta-feira na província de Badghis. Outros membros das forças de segurança ficaram feridos.

Anteriormente as autoridades afegãs e das forças internacionais tinham afirmado estar a investigar um incidente em que mais de 25 membros das forças afegãs e internacionais teriam sido mortos ou feridos na mesma aérea na Sexta-feira.

Uma declaração da NATO afirmou que está a decorrer uma investigação para se averiguar se um bombardeamento aéreo aliado causou algumas das baixas. Um porta-voz disse que o incidente ocorreu quando forças internacionais e afegãs estavam a tentar localizar dois soldados americanos que desapareceram na Quarta-feira na parte ocidental do Afeganistão.

Uma entidade policial afegã disse que os dois soldados morreram afogados quando tentavam recuperar caixas com mantimentos que haviam caído na água depois de terem sido atirados par ao local de para quedas.

O ministério dos negócios estrangeiros afegão rejeitou entretanto comentários do enviado da ONU para o Afeganistão que avisou o Presidente Hamid Karzai para combater a corrupção caso contrário perderá apoio internacional.

Numa declaração o ministério dos negócios estrangeiros disse que o representante especial Kai Eide excedeu a sua autoridade como representante de uma organização internacional imparcial.

O ministério dos negócios estrangeiros defendeu a administração Karzai afirmando que esta considera o combate à corrupção como uma das pré condições para um Afeganistão pacífico e estável.

XS
SM
MD
LG